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Facebook está diminuindo alcance das páginas para forçar investimento

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Faz algum tempo que administradores de fanpages vêm notando uma queda drástica no alcance orgânico das páginas e por isso um número de interações cada vez menores.

Um documento divulgado pelo Advertising Age mostrou que é isso mesmo, o objetivo da rede social é forçar marcas –  e comunicadores – a investirem em conteúdo patrocinado e anúncios, ou seja, quem quiser continuar aparecendo para os usuários, precisa investir na rede.

O relatório obtido pela Ad Age, enviado aos parceiros no mês passado, afirma: “Esperamos que a distribuição orgânica de mensagens em uma página individual deve diminuir gradualmente ao longo do tempo, como nós trabalhamos para continuamente garantir que as pessoas tenham uma experiência significativa na rede”. Embora a justificativa seja vaga, dá para entender que a rede não está fazendo caridade.

A ideia é que os comerciantes gastem em publicidade para recuperar o alcance perdido. O documento contém uma seção sobre como os comerciantes devem pensar na aquisição de um fã nas redes: como uma ferramenta para fazer publicidade paga mais eficaz.

Já era esperado que essa mudança ocorresse, já que a rede social funciona com base em audiência e visibilidade e vem aumentando cada vez mais os incentivos a investimentos pagos.

Porém a maioria das marcas, agências e analistas de social media está muito descontente com a queda do alcance de suas páginas. Muitas delas caíram de milhares para centenas de likes em pouco tempo.

O Facebook anunciou também na última semana que os links de notícias terão mais importância no feed, especialmente em dispositivos mobile, através de uma alteração no algoritmo.

Resta saber o quanto as mudanças vão afetar o desempenho das marcas na rede e o quanto elas estão dispostas a investir para manter o relacionamento com os clientes.

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