Por que sua empresa PRECISA de um plano de marketing urgentemente?

Independentemente do tipo de negócio ou do tamanho da empresa, criar maneiras e estratégias para atrair clientes é o foco de qualquer empreendimento. O fundador da Ford, Heny Ford já disse: “Não é o empregador quem paga os salários, mas o cliente”.

Antes de mais nada, a empresa precisa oferecer produtos e serviços de qualidade. Posteriormente, a forma mais adequada para atrair e reter clientes ao seu negócio é por meio de um plano de marketing.
E os desafios de marketing para micro e pequenas empresas são ainda muito maiores, pois os valores para se gastar com esse quesito são limitados. Pensando nisso, a Internet é uma solução muito eficiente e econômica para micro e pequenas empresas

Há diversas formas de publicidade: anúncios em jornal, rádio, panfletos, PDV, email marketing, ads no google e em redes sociais. E qual a melhor a opção para sua empresa? Onde investir e não desperdiçar dinheiro ou perder alguma oportunidade? Para que você empreendedor consiga responder a todas essas questões, é imprescindível elaborar um Plano de Marketing. Além disso, o plano ajuda no desempenho do negócio, no controle de gastos e no relacionamento com os clientes.

Sabemos que há tantas responsabilidades e outras tarefas urgentes a se fazer na empresa. Mas, é importante dedicar um pouco de tempo para pensar e executar um Plano de Marketing.

O que é o Plano de Marketing?

No mundo atual globalizado onde as mudanças e evoluções ocorrem num piscar de olho, o empreendedor precisa estar atento e desenvolver um Plano de Marketing bem elaborado e definido para sair na frente dos seus concorrentes e apresentar vantagens e produtos ou serviços competitivos.

O Plano de Marketing é uma ferramenta gerencial estratégica que o empreendedor precisa utilizar para identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que o mercado oferece ao seu negócio. Depois, o empreendedor precisa entender como funciona o comportamento de compra do cliente e conhecer a concorrência do seu mercado de atuação. Com isso, você vai poder definir o posicionamento da empresa, traçar objetivos, metas e estratégias de marketing.

O papa do Marketing, Philip Kotler acredita que ao utilizar o plano de marketing, a empresa se tornar menos vulnerável às crises, que podem ser previstas antecipadamente. O plano de marketing conduz, informa e determina os próximos passos que o empreendedor precisa dar para melhor comercializar seus produtos ou serviços.

Planeje, planeje, planeje, planeje
Muitos empreendedores acreditam que ter feeling ou tino comercia é o suficiente para se ter sucesso nos negócios. No entanto, é preciso planejar e para isso:
Defina os 4P´s do Marketing – produto, preço, ponto e promoção. Esse é o ponto de partida de qualquer empresa para se ter sucesso.

Analise os pontos fracos e fortes da sua empresa em comparação com outros negócios que atuam no mesmo ramo;
Identifique ameaças e oportunidades que sua empresa possa ter em relação ao mercado e a concorrência;
Calcule quanto de capital você pode aplicar nas ações de comunicação e marketing. É importante ser criativo e trabalhar com ideias viáveis e ferramentas mais baratas como a Internet;

Construa a persona (perfil do consumidor). Não basta saber somente idade, gênero do seu público alvo, você precisa entender como seu cliente pensa, seus sonhos, desejos, seu perfil de consumo e seus medos.

Conheça sua concorrência, principalmente se o seu comércio é eletrônico, onde o mercado é mais acirrado. Pesquise como seus concorrentes atuam, de que formam eles se comportam com os clientes, que soluções estão oferecendo, entre outros.
Defina objetivos específicos. Quanto você quer aumentar de vendas? Quantos clientes você quer reter em determinado período. Com a definição dos objetivos, o empreendedor será capaz de escolher a ação e estratégica mais adequadas e certeiras para cumprir os objetivos traçados.

Acompanhe os resultados. Após determinar o período de cada ação, é importante monitorar os resultados e fazer alguma adequação ou atualização no plano, caso seja preciso.

Todos esses passos fazem parte de um Plano de Marketing. É importante executar com muita dedicação cada etapa. Isso vai fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu empreendimento.

O plano de marketing não é uma ferramenta milagrosa e não opera sozinho. Não há uma fórmula mágica, pois o mercado e o mundo estão em constantes mudanças e evolução. O plano de marketing é um guia para ajudar empreendedores a tomar decisões, estabelecer metas, visualizar o futuro, criar alternativas para solução de problemas que vão acontecer.

Os empreendedores precisam perceber a importância do plano de marketing, principalmente os de micro e pequenas empresas. Por meio desse planejamento, será possível conhecer mais profundamente e de forma mais direta o consumidor, detectar suas necessidades e mudanças de vontades e formular estratégias inteligentes e viáveis para atender o seu nicho de mercado.

Conheça nosso modelo de Plano de Marketing Digital e crie um plano imbatível!