Categorias

Um guia para produzir Conteúdo de Qualidade

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Baixa qualidade é um conceito bastante abstrato e as equipes de Search Quality do Google sempre foram cobradas pelos Webmasters por mais esclarecimentos em relação ao que o Google considera qualidade e o quais critérios usa para rankear os conteúdos de um site.

Como não é um trabalho simples julgar a qualidade do conteúdo, mas também não é possível abrir todos os critérios usados no conjunto de algoritmos, o blog Webmaster Central do Google divulgou uma série de perguntas que devem servir como “guia” para que proprietários de sites, SEOs e redatores possam se orientar sobre quais pistas o Google procura para decidir de o site em conteúdo de qualidade ou não.

Confira a série de perguntas e reflita: seu conteúdo online é bom ou ruim?

  • Você confiaria na informação apresentada no artigo ou texto?
  • O texto é escrito por um especialista ou entusiasta que conhece bem o tópico, ou é mais um monte de sombras na penunbra?
  • O site tem conteúdo duplicado, reaproveitado ou redundante sobre o mesmo assunto, ou então tópicos com pequena variação de palavras-chave?
  • Você se sentiria confortável ao oferecer usando os dados de seu cartão de crédito a este site?
  • O texto possui erros de digitação, estilo ou informações erradas sobre os fatos?
  • Os tópicos são guiados por interesses genuínos dos leitores do site, ou o site gera conteúdo prestando atenção ou tentando adivinhar o que poderia rankear bem em sites de busca?
  • O texto provê conteúdo ou informação original, pesquisa original, relato original ou análise original?
  • A página provê valor substancial quando comparada a outras páginas nos resultados de busca?
  • Quanto controle de qualidade é feito no conteúdo?
  • O artigo descreve ambos os lados da história?
  • O site é reconhecido como uma autoridade em sua área?
  • O conteúdo é produzido em massa ou terceirizado com um grande número de criadores, ou espalhado numa grande rede de sites, de forma que páginas individuais não recebem tanta atenção e cuidado?
  • O conteúdo é bem escrito? Ou parece ser algo feito estupidamente e às pressas?
  • Se fosse uma busca relacionada à saúde, você confiaria na informação deste site?
  • Você reconheceria este site como uma fonte de autoridade quando mencionado pelo nome?
  • O texto possui uma descrição completa e compreensivel do tópico?
  • O texto poussi uma análise útil ou interessante que esteja além do óbvio?
  • Este é o tipo de página que você gostaria de colocar nos Favoritos, compartilhar com um amigo ou recomendar?
  • O texto possui uma quantidade excessiva de blocos de anúncios que distraem ou interferem no conteúdo proncipal?
  • Você esperaria encontrar este conteúdo numa revista impressa, enciclopédia ou livro?
  • Os artigos são curtos, sem substância ou sem especificidade?
  • As páginas são produzidas com atenção e cuidado aos detalhes ou sem atenção específica?
  • Os usuários reclamariam se vissem as páginas deste site?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🤘MARKETING RAÍZ!

Receba o resumo da semana de Marketing Digital toda sexta-feira no seu e-mail!

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. Ao informar meus dados, eu também concordo com a Política de privacidade. Você pode parar a qualquer momento.