7 elementos básicos do planejamento de marketing digital

Com as mudanças constantes no cenário mundial e o desenvolvimento de novos dispositivos, plataformas e mídias sociais, a forma das marcas se comunicarem e se relacionarem com os seus clientes mudou completamente.

Ao desenvolver um negócio digital, você precisa muito mais que um layout bacana de um site, enviar alguns e-mails marketing, investir um pouco em Facebook Ads ou Adwords. É preciso de um planejamento de marketing digital para que o seu negócio prospere e que você tenha lucro e sucesso.

Antes de se aventurar no ambiente digital e fazer qualquer ação, é importante que o empreendedor siga 7 passos para fazer um planejamento de marketing digital. É uma parte chata, teórica e tediosa, mas não pode ser deixada em segundo plano, caso contrário você estará navegando em águas escuras.

Você, empreendedor, siga os 7 passos abaixo para desenvolver um bom planejamento de Marketing Digital:

1. Defina muito bem os seus objetivos

Para começar é preciso definir muito claramente os seus objetivos e as suas metas. Os objetivos precisam ser específicos, pois eles vão determinar quais ações de marketing poderão ser tomadas.

Faça os seguintes questionamentos: Quais os são meus objetivos com o meu empreendimento digital? Como os meus concorrentes estão se comportando na mídia digital? Depois, estabeleça objetivos e metas que podem ser alcançadas com prazos finais de execução, pois assim será possível mensurar os resultados.

O Evernote é um programa muito interessante para organizar essas informações. É uma ótima ferramenta para projetar os seus objetivos e metas, acrescentar novas informações, fazer comparativos e acessar todas essas informações com facilidade.

1. Pesquise as características do público-alvo

É importante descobrir quem é o seu público-alvo, pesquisar as suas características como gênero, origem, idade, formação e levantar os seus hábitos de consumo, seus comportamentos, desejos, medos, preferências e suas pesquisas no Google, blogs, fóruns e redes sociais.

Há diversas ferramentas na internet capazes de traçar o perfil dos visitantes de um determinado site ou blog. Após a definição do público-alvo, o empreendedor vai precisar criar uma persona, ou seja, um consumidor em potencial imaginário que tem todas as características do grupo que você deseja atingir.

Essa personificação do público-alvo vai auxiliar muito para você entender o comportamento, os anseios e as necessidades desse grupo.

1. Elabore um cronograma de ações e produza seu site ou blog

Após definir os objetivos e conhecer o seu público-alvo, o próximo passo é elaborar um cronograma de ações com prazos definidos para finalização de etapas. E lembre-se! Não existe ação isolada, elas precisam estar conectadas para atingir o objetivo final.

Coloque em prática o seu empreendimento. Faça um escopo do blog ou site que você quer criar. Defina a missão e o conteúdo do seu negócio. Crie o layout, estruture o menu, desenvolva estratégias de otimização de SEO e comece a executar as ações planejadas.

1. Crie e publique conteúdos de qualidade

O conteúdo é a parte mais importante do todo o planejamento de marketing digital. É com conteúdo de qualidade e relevante que você vai chamar a atenção do público para o seu empreendimento.

Além disso, há uma série de conteúdos que precisa ser publicado fora do seu site como no Facebook, Instagram, Flickr, Youtube, Slideshare, entre outros.

É importante determinar qual conteúdo deve ser veiculado em cada rede social ou aplicativo. Mas todos precisam ser altamente relevantes para levar o público de cada rede visitar o seu site. Essa é uma parte estratégica muito importante, pois o conteúdo é o que vai fazer as pessoas chegarem ao seu site e, principalmente, relacionar-se e criar um engajamento maior com a marca.

O consumidor está em busca de novas informações todos os dias e ao encontrar conteúdo de qualidade, facilmente vai voltar para buscar mais informação.

1. Promoção
    É fundamental investir na promoção de seu negócio. Faça campanhas de links patrocinados em outros blogs, sites e no Google que tenham relação com o seu negócio e o seu público. Há várias opções para divulgar o seu empreendimento e a sua marca na internet. O próximo passo é definir os canais mais apropriados para cada tipo de campanha em função do público-alvo que deseja atingir.
  2. Propague sua campanha
    Defina quais canais você vai propagar os seus conteúdos e quais você vai divulgar a sua marca e as suas campanhas publicitárias. Lembre-se de postar conteúdo de qualidade e relevante, pois as pessoas só compartilham aquilo que realmente curtem de verdade.
  3. Mensure os resultados
    Ao desenvolver o seu blog ou site, é indispensável instalar o código do Google Analytics para visualizar os números e os gráficos, além de mensurar as visitas do seu site. Algumas redes sociais também possuem ferramentas de análise e estatísticas disponibilizadas na própria plataforma.

O mais importante é acompanhar e analisar o desempenho do funil de vendas, as visitas e os resultados para que você possa pensar nas suas próximas ações e começar tudo de novo. O planejamento de marketing digital é demorado e trabalhoso, mas é a alma de qualquer empreendimento. Cumprir cada etapa, cada passo é garantir que os seus resultados apareçam da forma que foi esperada.

Esses são os elementos básicos de um planejamento de marketing digital. Entretanto, é muito importante que ele seja pensado como um todo e não por partes. Por exemplo, conteúdo e propagação precisam ser planejados com complemento um do outro. Além disso, é muito importante que você dedique um tempo considerável para entender o seu público, a maneira como ele se comporta e sobre as suas decisões de compra. Nenhuma campanha de marketing digital tem sucesso sem esses elementos.