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Como fazer para conseguir mais indicações de clientes?

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

 

 

 

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Você pode usar o conteúdo como solução para isso. Agora, como fazer? Vem comigo.

Olá, tudo bem? Eu sou o Rafael Rez, sou especialista em Marketing de Conteúdo. Em muitos eventos, muitas palestras, todas as vezes quando dou algum workshop ou algum curso, me vem algum profissional perguntar como é que ele pode conseguir mais clientes, como ele pode divulgar seu trabalho e atrair mais gente para aquilo que ele faz.

Geralmente, esse tipo de pergunta vem de quem é profissional liberal, de quem dá consultoria, de quem trabalha diretamente com os clientes. A grande dificuldade que essas pessoas têm é a parte da divulgação do trabalho delas no ambiente digital. A isso, hoje, muita gente dá o nome de empreendedorismo digital – você empreender seu negócio dentro da internet.

Esse empreendedorismo digital pode se dar de duas formas: empacotar seu conhecimento na forma de um produto, curso online ou consultoria a distância; ou usar a internet para atrair clientes ao seu negócio local.

Esse negócio local pode ser de várias formas. Pode ser um escritório de coaching, pode ser um escritório de advocacia. Você pode ser um consultor, pode ser um especialista, pode ser um médico, pode ser uma oficina mecânica, onde as pessoas vão até você para te consultarem como especialista.

Nesse sentido, você precisa construir conteúdo que faça com que as pessoas te recomendem, que faça com que novas pessoas possam te encontrar. Tradicionalmente, quais são as fontes para você conseguir novos clientes?

A indicação é a maior das fontes para qualquer tipo de profissional conseguir novos clientes. Os melhores clientes que  qualquer prestador de serviço tem geralmente vieram por indicação. Alguém fala sobre você, fala sobre o seu trabalho.

Hoje, muitas dessas indicações acontecem online. Outras formas comuns também são o boca-a-boca – as pessoas vão falando umas às outras aquilo que você faz -, fazer cursos, dar palestras, participar de eventos. São formas de você se expor como prestador de serviços e as pessoas conhecerem aquilo que você faz.

Como é que você consegue impulsionar isso? Como é que você consegue fazer isso tornar-se ainda maior? Você precisa criar conteúdo sobre aquilo que você faz. Você precisa ter um site pessoal falando sobre você como profissional, falando sobre o trabalho que você desenvolve e levando conteúdo até essas pessoas.

Então você vai ajudá-las a resolver pequenos problemas e fazer com que elas descubram que você existe. Isso você pode fazer através de posts, você pode fazer através de vídeos, você pode fazer através de um ebook. Mas o seu site vai ter principalmente a função de fazer as pessoas te indicarem. Ele terá a função de fazer com que as pessoas conheçam o seu trabalho. A partir do momento que elas conhecerem aquilo que você faz, elas poderão indicar para outras pessoas.

Muitos profissionais liberais erram hoje ao fazer um site pessoal cujo conteúdo não tem relação com aquilo que eles fazem. Tem um currículo, tem um endereço, tem um mapa de como chegar. Mas não tem conteúdo nenhum. Não tem um blog, não tem um e-book, não tem um único vídeo com aquela pessoa.

Então, alguém te indica. A pessoa chega ao seu site e não encontra nada. Você estruturar seu conteúdo de forma que alguém que não te conhece passe a achar interessante o seu trabalho é o que vai fazer com que as pessoas queiram indicar cada vez mais aquilo que você faz.

Dentro dos meus cursos eu sempre ensino as pessoas a começarem com aquilo que elas têm na mão. O mais fácil para você começar é fazer um blog. Em um blog, qualquer um pode tentar escrever. Se você é um prestador de serviços, é um profissional liberal, provavelmente muito do seu trabalho consiste em escrever. Então você pode dar estas dicas através de textos escritos e fazer isso com uma frequência que caiba dentro do seu cronograma, que caiba dentro do seu fluxo de trabalho.

Você pode começar com um post por semana; você pode começar com um post a cada quinze dias. Conforme você for pegando a prática, você vai acelerando esse processo. Se você tem mais facilidade com vídeos, por exemplo, você pode gravar uma pequena série de vídeos. Falar sobre quatro tópicos que são importantes, e convidar a pessoa a conhecer o seu trabalho. São formas de você levar o seu conteúdo até essas pessoas e atrair mais clientes através da indicação e do “boca-a-boca.”

Essa é uma técnica de marketing das mais antigas; e uma das que mais funciona para quem é profissional liberal e quer empreender dentro do mundo digital.

Para saber mais sobre marketing digital, para acompanhar mais sobre o empreendedorismo digital, assina aqui embaixo o canal, acompanha a série Marketing Hacks, e deixa o seu nome e o seu e-mail para receber outros vídeos com dicas de marketing para você usar no seu negócio.

É isso aí. Eu sou o Rafael Rez. Até o próximo vídeo!

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