Como usar adequadamente o planejador de palavras-chave

Uma das coisas mais essenciais para construção de um site ou blog é saber como pesquisar e fazer uma análise do tráfego de palavras-chaves que você irá utilizar em seu nicho de mercado.
Por exemplo, você deseja criar um site sobre animais exóticos para criação. O primeiro passo é nessas palavras-chave que vão levar as pessoas a encontrar o seu site: pets exóticos, animais exóticos, cobra para criação, porquinho da índia…. e fazer uma lista.

Após a elaboração da lista de palavras-chaves que dizem respeito ao seu negócio, você precisa descobrir quais delas, de fato, tem a melhor chance de trazer mais visitantes para o seu blog ou site.
Muitas vezes, o empreendedor tem a sensação que ninguém está vendo seu conteúdo e acaba se perguntando: Será que alguém está procurando pelo produto ou serviço que ofereço?

A pesquisa de palavras-chave é uma atividade fundamental para o sucesso do Marketing Digital seja para buscar oportunidades de conteúdo para o seu blog/site, para fazer campanhas de links patrocinados ou melhorar sua visitação orgânica por meio de técnicas de SEO.

É a tarefa mais importante para se criar todo planejamento de marketing, campanhas, ofertas de conteúdo, post úteis para os interesses do seu usuário. A pesquisa por palavra-chave não só dá ideias sobre o que o seu público-alvo está pensando, mas também ajuda a preencher potenciais brechas entre os consumidores e os serviços ou produtos que estão procurando.

Ferramentas para busca de palavras-chaves
Há no mercado, várias ferramentas com essa finalidade. As principais são:
Autocomplete do Google: Você começa a digitar uma palavra ou frase e o sistema de pesquisa do Google completa com previsões semelhantes ou iguais ao que você está procurando.
Übersuggest: É uma ferramenta de sugestão de palavras-chave. ubersuggest.org.
KeywordTool.io: Também uma ferramenta de sugestão de palavra-chave mais completa que a anterior. keywordtool.io
WordStream: Ferramenta mais sofisticada que fornece termos altamente valiosos e relevantes para o seu tema pesquisado. www.wordstream.com/keyword-research
Keyword Revealer’s: Ferramenta que permite ver além das palavras-chaves relevantes, outras métricas como volume de pesquisa, lucro estimado e CPC.

SEMRush: Ferramenta completa de pesquisa de palavras-chave. www.semrush.com
Planejador de palavras-chaves do Google: É a ferramenta mais utilizada e conhecida. Por meio dessa ferramenta, é possível pesquisar qual palavra-chave é mais procurada e qual o tamanho real da sua concorrência.
Essa ferramenta apresenta exatamente quantas pessoas estão procurando pelo serviço ou produto que você está oferecendo, além de oferecer estatísticas para cada termo, o que inclui volume de pesquisa e custo médio estimado por clique. Com essas informações, o empreendedor digital por elaborar campanhas, traçar metas e investir seu tempo de forma mais exata.

Com usar o Planejador de Palavras-chave do Google
Acesse o site https://adwords.google.com/KeywordPlanner
Crie uma conta. Se você tiver conta no Gmail, pode usar esse login.
Escolha a opção Pesquisar novas ideias de palavras-chave e de grupos de anúncios
Digite a palavra-chave que você deseja analisar;
Na opção Segmentação, observe se as informações sobre seu negócio estão corretas. País: Brasil. Idioma: Português. O restante das informações permanece como estão.
Defina a média de pesquisas mensais e sua concorrência.
Na aba Ideias de palavras-chave, você terá opção de ativar o modo para apresentar somente as ideias que estão relacionadas intimamente com seus termos de pesquisa. Essa opção viabiliza uma série de ideias que podem se relacionar com as melhores palavras para o seu negócio.
Os resultados vão aparecer com a média da concorrência e das pesquisas mensais.

O que analisar
Após essa pesquisa, é importante que você observe os seguintes fatores:
1) Concorrência: Quanto mais baixa for a porcentagem da concorrência, mais chance você terá de obter um melhor posicionamento nos resultados do Google. Leve isso em consideração ao escolher as palavras-chave.
2) Média de pesquisas mensais: É um outro fator importante a se observar, pois essa informação é que vai dar o volume de pesquisa da sua palavra-chave. Quanto maior valor dessa média, significa maior quantidade de pessoas que estão buscando sobre o termo digitado.
O empreendedor precisa achar o equilíbrio entre esses dois elementos, mas lembre-se quanto mais específico for sua palavra-chave, melhor.

Utilizar a ferramenta Planejador de Palavras-chave do Google é uma das grandes vantagens de ter um negócio digital. Tudo na Internet é mensurável. É possível medir literalmente tudo.

Com o Planejador de Palavras-chave do Google, é possível:
Pesquisar ideias de palavras-chave e grupos de anúncios, baseados nos termos que descrevem seu serviço, produto, website ou uma categoria de produto relacionada ao que você está anunciando.
Inserir ou fazer upload de uma lista de palavras-chave;
Multiplicar duas ou mais listas de palavras-chave para desenvolver uma nova lista combinada entre as listas feitas.

Ver o histórico de estatísticas, por exemplo, o número de vezes que as pessoas pesquisaram uma determinada palavra-chave ou seu grau de competitividade.

Acessar as estimativas de tráfego, por exemplo, o número de cliques e impressões que suas palavras-chave poderiam receber com determinados valores de lance e orçamento.
O Planejador de Palavras-chave do Google pretende ajudar muitos os empreendedores digitais para melhorar suas campanhas e seus planos de marketing. O mais importante é utilizar essas ferramentas ao seu favor para que você consiga fazer seu negócio funcionar com sucesso.