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O que é uma Landing Page e como usá-las adequadamente

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

A página de destino ou landing page é uma página criada para captar informações dos visitantes por meio de um formulário com a intenção de converter os visitantes em leads e em vendas.
Essa página é concebida com um propósito específico. O objetivo da landing page é fazer com que as pessoas aterrissem numa página direcionada com objetivo certeiro. Não pode haver navegação nas landing pages para não haver distrações.

Tipos de landing pages
Landing pages de geração de leads: tem a meta de direcionar o visitante para preencher um formulário ou se inscrever em um newsletter. Em troca, o visitante recebe um incentivo: um ebbok, um curso, etc.
Landing pages de click-through: tem por objetivo instigar o visitante, apresentando informações sobre o produto. Só depois dessa página que o visitante é direcionado para outra página com serviço ou produto.

Como criar uma Landing Page
1) Escolha uma plataforma
Há vários sites que oferecem várias funcionalidades para criar sua landing page. Neste artigo, listamos os 7 principais sites para criação das páginas:
http://www.klickpages.com.br/
http://landingi.com.br/
https://www.rdstation.com.br/
http://www.leadpages.net/
http://www.hubspot.com/products/landing-pages
http://unbounce.com/
http://www.optimizepress.com/

2) Escolha o modelo da página
A página precisa ser simples, porém efetiva. Há alguns elementos básicos na estrutura da landing page: eliminar a navegação e manter as informações importantes e criar call-to-action.
Elimine a navegação: Não crie nenhum link para outra página. Isso é distração e afeta negativamente as taxas de conversão. O único objetivo da landing page é fazer com o usuário realize a ação desejada.
A recomendação é criar um leiaute apenas com a logomarca da empresa como um link que direciona para o home do blog ou site. Caso o visitante não goste da oferta, ele pode clicar no logo e explorar mais sobre o negócio.
Mantenha informações importantes: O visitante precisa ler tudo que há em sua landing page em até 10 segundos, portanto é importante ter somente informações principais. O visitante não pode rolar o mouse para baixo. O botão call-to-action precisa ser atrativo e estar em destaque.

3) Defina o conteúdo
A principal característica da landing page é o foco e o cabeçalho precisa refletir isso. É importante ter no topo da página, somente logo, título e subtítulo. O conteúdo precisa ser preciso e destacar o benefício principal do seu serviço ou produto.

4) Escolha as informações da oferta
Além do cabeçalho, há outras informações que influenciam na conversão do cliente. A principal função da landing page é gerar o desejo no visitante e oferecer a ele exatamente o que ele precisa para atender suas necessidades.
As informações da oferta precisam destacar o que é, como funciona e quais são os benefícios que seu serviço ou produto.
Veja algumas dicas:
Lista de tópicos criam a visualização clara e simples;
Não venda sua empresa ou marca;
Utilize palavras-chave;
Use dígitos em vez de números extensos;
Escreva sentenças curtas;
Use vocabulário simples e comum;
Utilize verbos de ação e voz imperativa e ativa

5) Monte o formulário
Nessa etapa, é fundamental definir os campos que são essenciais para sua empresa fazer um trabalho efetivo na conversão de leads.
Tradicionalmente, os campos dos formulários são: nome, email, empresa e cargo. Mas é possível editar os campos. Tudo depende do objetivo da empresa.

6) Defina a aparência
A aparência da landing page importa. O design precisa ser bonito e limpo, assim como conteúdo. Não pode ter erros de português.
As cores utilizadas na página devem estar de acordo com a identidade visual do site, pois isso aumenta o vínculo da marca com o visitante. O botão call-to-action deve ter cor chamativa e contrastante com o restante da landing page.
Imagens são úteis para destacar a descrição da oferta para que o visitante possa visualizar o que vai ganhar ao preencher o formulário.

7) Defina as ações e configurações
As landing pages podem oferecem vários tipos de ação e configurações, como:
Redirecionamento: é importante definir qual será ação que deverá ser executada após o preenchimento do formulário. Geralmente, o redirecionamento é feito para a página onde está hospedada o conteúdo dito na landing page, seja ela um download de arquivo ou um hotsite.
E-mail de agradecimento: Após o preenchimento da landing page, o empreendedor digital precisa criar um e-mail de agradecimento. Além de ser simpático e educado, essa estratégica auxiliar na conversão do lead.

8) Teste o fluxo de conversão
Após publicar a landing page, o empreendedor precisa testar o fluxo de conversão para saber se o texto, produto oferecido, tela, estão funcionando corretamente ou se vai precisar de ajustes e alterações.
É importante incluir testemunhos e comentários positivos de clientes que apresentam às outras pessoas os benefícios que obtiveram com seu negócio. Isso dá credibilidade a sua marca.

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