Criar uma landing page que converte é o objetivo de todo profissional que atua na área de marketing digital. E quanto mais conversões, mais sucesso o produto ou serviço oferecido terá.
Aliás, uma visão estratégica da sua landing page, destacando apenas o que é relevante para o seu público-alvo, fará com que suas campanhas de marketing sejam bem-sucedidas.
Se a página não receber a taxa de conversão desejada, apesar de ter um bom tráfego, talvez seja necessário reconsiderar vários fatores que passam por estrutura das informações, texto e objetivos.
O que é uma landing page?
Uma landing page ou página de destino é, como o próprio nome diz, uma páginal para onde você deseja direcionar uma pessoa.
São simples e possuem informações específicas, pois sua intenção é que o usuário preencha um formulário ou realize algum tipo de ação em que oferece seus dados.
Com estes formulários será criado um registo de visitantes que poderá depois ser dividido nos diferentes grupos de leads que pretende captar e assim enviar a publicidade indicada a cada um.
É muito importante ter em mente que uma landing page não é uma página principal. Portanto, é recomendável dotá-la de um design minimalista que direcione o usuário diretamente para a ação.
Como fazer uma landing page que converte?
Como costumamos frisar, o design minimalista é fundamental, no entanto, há muito mais do que isso por trás da criação desta página.
E as principais formas de criar uma landing page que converte são:
1. Defina os objetivos da sua página de destino
Primeiro, você precisará definir o objetivo e o propósito da página de destino antes de começar a criá-la.
Você quer que seus visitantes comprem um produto, baixem um e-book, assinem uma newsletter?
O importante é que o objetivo da landing page seja inequívoco. Identifica UM problema e oferece UMA solução. Uma página de destino eficaz é uma página que indica claramente a solução para um problema.
2. Coloque a landing page nos ciclos de venda
O ideal é colocar essas páginas tanto no início quanto no final do ciclo de compra e venda.
Essas páginas ajudarão o novo usuário a obter as informações necessárias que podem levar a uma compra assim que a pesquisa estiver concluída.
No caso de usuários que já tenham opção e que venham à nossa página para adquirir o produto, essas páginas o ajudarão a finalizar sua compra.
Este primeiro grupo será então dividido de acordo com os subgrupos que formamos com base nos formulários recebidos, e depois receberá publicidade personalizada para convidá-los a retornar e continuar suas pesquisas. A intenção é converter o maior número de visitas recebidas em leads.
O segundo grupo também será dividido em subgrupos, mas como já são leads, recebem outro tipo de publicidade, que também é personalizada. Nesse caso, você deseja converter esses leads em consumidores.
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3. Implemente a fórmula AIDA
A fórmula AIDA nos dá as pistas necessárias para que uma landing page que converte funcione perfeitamente e possamos capturar tanto leads quanto consumidores reais.
Este ciclo é composto por 4 etapas:
- Atenção
- Interesse
- Desejo
- Ação
Levando em consideração este ciclo e suas etapas, o usuário pode ser orientado da melhor forma até o final do ciclo de compra.
4. Use uma estrutura simples
As landing pages são projetadas para focar a atenção do usuário em um produto ou serviço específico.
Para melhores resultados, você deve organizar a estrutura da sua landing page de forma clara e de fácil leitura, mantendo o conteúdo da página o mais simples e leve possível.
Faça uso de listas numeradas, bullet points, ou marcadores para esta finalidade. Assim a informação fica mais clara e objetiva.
5. Evite distrações
O melhor é deixar a landing page única e sem menus. Dessa forma evitaremos que o usuário se afaste da ação que esperamos que ele realize.
Se integrarmos abas ou adicionarmos links que direcionam o possível lead para longe do objetivo, é possível que eles não retornem à página de destino e percamos a oportunidade de obter seus dados.
6. Use um título claro
O título de suas páginas de destino é a primeira coisa que os usuários vão ler. Se o título for vago, os visitantes podem não ter tempo para ler mais.
Certifique-se de usar um título que comunique o conteúdo da oferta de forma clara e direta. Use um título semelhante ao dos banners para não confundir os usuários que vêm de suas campanhas.
7. Mantenha a mensagem consistente
A mensagem deve ser consistente e fácil de reconhecer. Os visitantes precisam reconhecer imediatamente que chegaram à página correta depois de clicar em um link.
Design, título e descrição da landing page precisam ser partes semelhantes aos do banner ou anúncio em que o usuário clicou. Por exemplo, você pode usar o texto do link como título na página de destino. Todos os elementos precisam conversar entre si.
8. Destaque os benefícios
Não se trata apenas de explicar o que é o produto em si, mas de explicar suas vantagens e as razões pelas quais ele deve ser adquirido.
Para fazer isso, use vocabulário simples e faça uso de frases curtas e fáceis de entender. Aqui, mais uma vez, recomendamos o uso de marcadores.
Se você deseja adicionar mais informações sobre sua oferta, serviço ou produto, você pode incluir uma seção adicional na parte inferior da página.
Embora a maioria dos usuários esteja familiarizada com as páginas de destino e saiba que provavelmente encontrará mais informações rolando para baixo, certifique-se de torná-las visíveis na parte superior da página, por exemplo, com um link âncora “Mais informações” .
9. Coloque a chamada para ação (CTA) em um local visível
O call to action (CTA) deve ser a peça central da sua landing page que converte e nunca deve faltar. O CTA geralmente está localizado abaixo do formulário e assume a forma de um botão clicável.
Mantenha a chamada para ação visível na parte superior da tela para evitar que o usuário precise rolar para baixo.
Use um texto que convide os usuários a agir e indique claramente a ação que está ocorrendo. Por exemplo:
- Quero comprar agora
- Adicionar ao carrinho
- Baixe grátis
- Quero uma demonstração gratuita
- Reserve agora
10. Integrar imagens e/ou vídeos explicativos
O uso de imagens ou vídeos curtos pode ajudar a ganhar impacto e assim atrair o interesse de mais usuários. Uma opção é usar esses elementos para dar força à ação ou benefícios do produto.
Lembre-se: 90% da informação que é transmitida ao cérebro é visual e 80% das pessoas se lembram do que viram (em comparação com 20% que se lembram do que leram).
Portanto, as informações visuais ajudam a retê-las por mais tempo na memória dos usuários.
11. Use a prova social
Para convencer os usuários a preencher o formulário em sua landing page e clicar no CTA, construir confiança é vital.
A prova social é muito importante: aproveite o potencial das opiniões de outros compradores para convencer novos clientes da sua oferta e assim aumentar as conversões.
Por isso, mostre todo tipo de conteúdo gerado por seus clientes como opiniões, depoimentos ou histórias de sucesso.
12. Reduza o número de cliques ao mínimo
Uma landing page que converte atinge seu objetivo quando faz o usuário realizar uma ação. Para que suas páginas de destino sejam eficazes, você precisará garantir que o trabalho do usuário para concluir essa ação seja o mais fácil possível.
Por esse motivo, é recomendável reduzir o número de cliques ao mínimo!
Escolha seus campos de formulário com cuidado. Por exemplo, para assinar a newsletter, muitas vezes são necessários apenas o nome e o endereço de e-mail, sem número de telefone, idade, etc.
Se você inserir mais de um campo, certifique-se de que apenas os que você considerar necessários sejam obrigatórios.
O formulário deve ser claro, simples e conciso. Quanto mais detalhes você pedir e mais informações você precisar, mais provável é que o usuário se canse e desista de fornecer os dados que você tanto precisa.
13. Crie a landing page em torno de uma palavra-chave
Escolha uma palavra-chave relevante para sua página de destino para melhorar sua classificação no Google.
Essa palavra-chave deve ser usada no título da página, URL, meta descrição, texto da página da web e também no texto alternativo das imagens (porque ajuda nas pesquisas de imagens do Google).
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Hora de aumentar suas conversões!
E aí? Conseguiu entender como criar uma landing page que converte? Ao colocar em prática as dicas acima, temos certeza que você conseguirá melhorar seus números e gerar mais leads dentro de sua estratégia digital.
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