Categorias

5 técnicas de vendas para serviços de marketing

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

A venda de serviços de marketing é um dos grandes desafios do profissional que atua nessa área. E é ao mesmo tempo essencial para que ele consiga mais clientes e crescer dentro da profissão.

Dominar técnicas de vendas vale para qualquer área que você atue no marketing digital, seja como um gestor, social media ou mesmo um consultor. Aliás, precisamos ter em mente que a venda é uma parte fundamental para qualquer área, e não apenas no marketing.

Por isso, as técnicas de venda para serviços de marketing que vamos apresentar abaixo, podem ser usadas inclusive em outras áreas. Basta adaptar ao seu contexto para aumentar a sua lucratividade.

A venda no marketing digital

O objetivo de qualquer ação de marketing, no fim das contas, é gerar vendas. Se você investe em marketing, é porque no fim do processo você quer vender um produto ou serviço.

Em alguns casos, a venda não é instantânea, mas visa criar um engajamento com sua marca para que lá no futuro essa pessoa possa se tornar sua cliente. Isso também é uma estratégia de marketing digital, e que igualmente visa uma venda.

Mas para que você conquiste a confiança do cliente no momento da venda, precisa utilizar algumas técnicas que são bastante conhecidas pelos profissionais de marketing. 

Elas envolvem a persuasão e o convencimento de que seu produto ou serviço é a melhor solução para a dor que o cliente sente. E para isso são usadas algumas técnicas exclusivas, e não o oferecimento do produto em si. 

Abaixo, listamos 5 técnicas que você pode usar para aumentar a venda de serviços de marketing.

1. Use cases

A primeira das técnicas que você pode utilizar para conquistar a confiança de um cliente e fechar uma venda são os cases, que em português chamamos de análise de caso, ou simplesmente de casos de sucesso.

Um case é uma explicação de como um produto ou serviço usado por um cliente resolveu seu problema. Ou seja, usamos um exemplo prático e de prova social para mostrar que aquilo que está oferecendo realmente é bom. 

Para montar um case, é ideal ter um depoimento de cliente, explicando como o que você oferece o ajudou. Isso motiva outras pessoas a comprarem seu produto ou serviço também, maximizando suas vendas.

Leia também::: Como mostrar valor no seu serviço e receber mais por ele?

2. Depoimentos

A segunda técnica que você pode utilizar são os depoimentos. Os depoimentos são utilizados também como uma forma de prova social.

Uma vez que um cliente dá um depoimento, ele está dando a cara dele para bater, ele está falando em nome dele ou da empresa que ele representa sobre a solução que você tem,

seja um produto ou serviço.

Uma das vantagens do depoimento é que ele traz um caráter de personificação, aquilo que se convencionou chamar ultimamente de humanização.

Na prática, funciona como a personificação de uma pessoa dando um testemunho de que sua solução funciona, é muito boa, e resolveu o problema dela. 

O ideal é que no depoimento se crie uma história complementar, no estilo storytelling, para que esse testemunho da pessoa tenha ainda mais valor dentro do marketing digital.

3. Lidar com reclamações

Saber lidar com as reclamações também é considerado como uma técnica de venda para serviços. Afinal, nem sempre teremos apenas bons depoimentos, e saber lidar com os ruins é essencial.

E reclamação sempre terá, e está tudo bem, já que ninguém nunca vai conseguir agradar a todos. Há aqueles que amam iPhone, e os que amam Android, e vão reclamar do iPhone, e vice-versa.

Há os que amam Ferrari, e odeiam Porsche, mesmo ambos sendo excelentes carros. Mas em algum momento algum deles pode dar problema e aí alguém vai reclamar. 

O importante é saber lidar com a reclamação, ver se ela faz sentido, e procurar resolver o problema do cliente. Ao fazer isso, transmitimos uma imagem de seriedade, que cativa não só o cliente insatisfeito, como outros que presenciam aquilo. 

Dessa forma, se fortalece a marca e mesmo aquele que reclamou poderá voltar a fazer negócios com você. 

Então quando você tem uma reclamação, veja como uma oportunidade de melhorar seu produto ou serviço e com isso conseguir mais vendas. 

4. Prova social

A terceira técnica ou ferramenta que você pode usar para venda é a chamada prova social. Ela é todos os elementos públicos que você pode utilizar como prova de que o seu produto é bom.

Um exemplo que podemos usar é o RD Summit, evento promovido pela RD Station em Florianópolis todos os anos e que reúne em torno de 12 mil pessoas. 

Essa é uma prova social de que existe uma comunidade envolvida, engajada com aquela marca, com aquela ferramenta. Mostra sua credibilidade e isso motiva outras pessoas a comprarem dela também. 

Mas pode ser também um depoimento como citamos acima, um print de algum comentário positivo nas redes sociais, um storie de alguém falando bem do seu produto ou serviço. Tudo isso são provas sociais que ajudam na venda para serviços de marketing.

5. Comentários nas redes sociais

Essa é outra forma de construir confiança no momento da venda, mostrando às demais pessoas como seu produto ou serviço é bom. E novamente, funciona também como uma prova social.

E os comentários podem estar no Instagram, Facebook, Youtube, ou mesmo no Google Meu Negócio. Aliás, neste último acaba funcionando muito bem para empreendimentos da área gastronômica, de eventos, entre outros, que falam das suas impressões ao visitar o local. 

Mas quanto melhor os comentários, melhor será sua prova social e mais confiança transmitirá às demais pessoas com interesse em comprar seu produto ou serviço. 

Leia também::: Alavanque seus vídeos no YouTube

Aplique e se destaque no mercado

E aí, gostou das técnicas de venda para serviços de marketing digital? Como é possível ver, elas envolvem muito o trabalho com o cliente e a imagem que sua empresa transmite na internet.

Por isso é fundamental acompanhar cada ponto de contato que sua empresa possa ter com os clientes, e monitorar como ele está ocorrendo. Assim é possível corrigir o que for necessário, contornar problemas e resolver as críticas caso elas surjam.

Como explicamos, mesmo depoimentos negativos podem ser usados como ferramentas para melhorar seu produto ou serviço, gerando mais credibilidade sobre sua marca e alavancando suas vendas.

Por fim, esperamos que tenha gostado das técnicas de venda para serviços e, para aprofundar ainda mais o tema, abaixo compartilhamos um vídeo que preparei sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🤘MARKETING RAÍZ!

Receba o resumo da semana de Marketing Digital toda sexta-feira no seu e-mail!

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. Ao informar meus dados, eu também concordo com a Política de privacidade. Você pode parar a qualquer momento.