9 impactos do SEO no seu negócio para acompanhar

Mauricio Zane

Diretor na Nova Escola de Marketing é consultor de Marketing Digital e Desenvolvedor Front-end com mais de 10 anos de experiência e um dos principais profissionais de SEO do Brasil. Foi organizador diversos eventos de Marketing Digital sempre buscando promover a educação no Brasil.

Você já parou para pensar quais os impactos do SEO no seu negócio? Ou então, se você é profissional de marketing, como pode oferecer essa poderosa ferramenta aos seus clientes, os fazendo faturar mais?

Você provavelmente já ouviu falar em SEO, ou Search Engine Optimization, não é mesmo? Essa é uma técnica usada para fazer os sites posicionarem bem nos mecanismos de busca. Ou melhor, é o que faz um determinado site estar nas primeiras posições, enquanto outros sequer aparecem na primeira página.

Aliás, estar na primeira página faz toda a diferença em uma estratégia de marketing digital. De acordo com um estudo recente da Backlinko sobre como os usuários interagem com o Google, a pesquisa descobriu que apenas 9% das pessoas que fazem uma pesquisa online rolam até o final da primeira página. Os 91% restantes de sua atenção recaem sobre os resultados no topo.

Logo, se você não estiver nas primeiras posições, não será visto pelo seu público. E se não é visto, não é clicado, e logo, não vende seu produto ou serviço. Portanto, fica claro quais os impactos do SEO no seu negócio, não é mesmo?

Por trás de um bom SEO, há muito mais que estratégia de conteúdo. Listamos abaixo 9 impactos de SEO para você acompanhar.

1. Tráfego Qualificado

Convenhamos, um dos principais motivos para ter um site é se destacar da concorrência e aumentar sua base de clientes. Caso contrário, por que investir milhares de reais em marketing, não é mesmo?

As empresas que têm um site otimizado para SEO trazem MAIS clientes e crescem duas vezes mais rápido do que as empresas que não têm um. E mais que isso: o tráfego que chega até seu site é mais qualificado, já que chegaram até você por meio de palavras-chave cuidadosamente escolhidas.

SEO é provavelmente a estratégia de marketing mais eficiente e acessível que existe hoje. Além disso, só atrairá clientes que procuram ativamente encontrar seu produto ou serviço!

Se você estiver disposto a gastar algumas horas de tempo, energia e uma pequena quantia de dinheiro, o SEO ajudará a trazer tráfego qualificado para o seu site e, eventualmente, mais clientes para o seu negócio do que qualquer outra tática de marketing que você usar.

2. Aumento nas vendas

Mais tráfego qualificado é igual a mais vendas. Sites otimizados para SEO carregam mais rápido, são fáceis de ler e navegar e serão exibidos corretamente em quase todos os tipos de dispositivos, incluindo celulares e tablets.

Sites que são fáceis de ler e navegar são mais propensos a atrair e manter a atenção de seus leitores ou visitantes – ou seja, eles são mais propensos a se tornarem seus clientes fiéis, assinantes e visitantes recorrentes.

3. Diminuição do CAC

Uma grande vantagem do SEO é que é de baixo custo em comparação com outros esforços de marketing, como publicidade.

É principalmente gratuito se você puder fazer isso sozinho. No entanto, se você não estiver confortável com as habilidades e algoritmos de codificação do seu site, sua melhor aposta é contratar uma empresa de SEO para ajudá-lo.

Este é um investimento que vale a pena para construir sua marca, tornando o custo para aquisição de clientes (CAC) cada vez menor.

4. Volume de tráfego

Quando se trata de gerar mais negócios, não há dúvida de que você precisa gerar mais exposição para sua marca.

Isso significa que você terá que se concentrar em vários métodos de marketing para obter mais tráfego no site que pode ser convertido em vendas.

No entanto, a veiculação de anúncios ou as práticas de marketing de saída da velha escola, como chamadas frias, podem ser caras. Especialmente, se e quando você está começando.

Seu objetivo não deve ser apenas alcançar seu público-alvo, mas também fazê-lo de maneira econômica.

Você verá que muitas empresas hoje contam com SEO para comercializar seus produtos ou serviços. Principalmente porque ajuda a atrair tráfego de qualidade.

A melhor parte desse tráfego é que ele é direcionado e cresce com o tempo, já que seu site obtém cada vez mais destaque nos mecanismos de busca.