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Marketing Digital em Assistências Técnicas: como investir?

Quando você ouve falar de marketing digital para assistências técnicas, parece estranho, algo muito maior do que o negócio pode ou precisa suportar?

Pois, a realidade tem nos mostrado um panorama muito diferente, tanto na necessidade de estar online quanto na real possibilidade, usando o marketing digital em negócios de todos os portes e segmentos, sendo locais ou não.

Setores que ainda eram resistentes ao comércio online, como o de supermercados, investem cada vez mais nas estratégias digitais. Os negócios de pequeno porte e locais também descobriram o potencial de público que podem alcançar quando usam o marketing digital.

Para completar, a crise mundial de saúde que ainda vivemos reforçou como os recursos online (aplicativos, e-commerce) são fundamentais para ter visibilidade diante de milhões de potenciais consumidores.

Mas, você ainda tem dúvidas sobre a eficiência de um plano de marketing no seu negócio de manutenções e reparos? Ele pode fazer a sua marca retomar o caminho do crescimento ou alcançar voos mais altos?

Nesse artigo, vamos falar das estratégias mais eficazes para desenvolver no setor.

Veja o que o marketing digital em assistências técnicas traz de benefícios para ajudar o seu negócio a conquistar presença e alavancar negócios!

Por que investir em marketing digital para serviços de reparos de equipamentos?

O primeiro motivo para investir em marketing digital é simples: visibilidade.

Milhões de pessoas estão, nesse momento, fazendo buscas online por empresas que consertam equipamentos. Sem a presença online, você fica fora dos resultados que poderiam levar mais clientes à sua loja.

O segundo é a consolidação da marca.

A visibilidade nos canais digitais que funcionam para o seu negócio de serviços, com informação e conteúdos alinhados ao seu público-alvo, gera confiança nas pessoas e construção de autoridade.

Afinal, você acredita mais em uma empresa que investe em relacionamento online ou que não aparece nas buscas?

A mensurabilidade é um diferencial importante do marketing digital nas assistências técnicas.

Absolutamente tudo nos dados coletados é perfeitamente identificável e mensurável, gerando análises em tempo real.

Em consequência do ponto anterior, temos a agilidade para a tomada de decisões que podem rever a estratégia em minutos.

Por fim e tão importante quanto os demais está a construção de público.

Com o tráfego flutuante de usuários e as estratégias corretas, haverá um aumento exponencial de visitantes e potenciais clientes em um espaço muito menor de tempo – o que você mais deseja para o negócio.

O marketing digital substitui o marketing tradicional?

A resposta a essa pergunta dependerá muito das características e do momento do negócio.

É possível usar as duas formas. Por exemplo, estar online e usar cartazes, panfletos e uma propaganda na rádio local. Tudo dependerá do perfil do público-alvo (uma das etapas do planejamento digital).

Os custos do marketing tradicional são altos para a grande maioria dos negócios, principalmente porque precisam de muito tempo para dar retorno – e não são mensuráveis.

Continuar com as estratégias offline é uma opção, mas ficar offline não pode ser. O marketing digital mais abrangente e assertivo quebra a ideia de que investir na internet é caro.

Investir errado, sim.

Mas, até uma encomenda de panfletos pode sair caro.

Você deve se perguntar: quais são as estratégias que podem funcionar para a minha loja de reparos de celulares ou minha assistência técnica de notebooks?

Vamos falar das essenciais!

Google Meu Negócio: seu negócio local com alcance global

Já imaginou digitar reparo de celular no Google e a sua empresa não aparecer nos resultados? Para negócios locais, como uma assistência técnica, isso pode representar muitos potenciais clientes perdidos por dia.

Não há números oficiais, mas estima-se que o Google processa em torno de 5 bilhões de pesquisas diariamente em todo o mundo. Não é um número que define o tamanho no Brasil, mas mostra o potencial de comunicação com clientes que o navegador proporciona.

O Google Meu Negócio foi criado pela empresa para proporcionar aos negócios locais e pequenos a possibilidade da visibilidade online a partir das buscas dos usuários.

É um serviço que permite que você informe os dados mais importantes:

  • Sua localização física, que pode ser buscada no Google Maps;
  • Dados básicos e a formas de contato do cliente;
  • Catálogo de produtos e serviços;
  • Fazer postagens para promoção e campanhas (orgânicas ou pagas);
  • Interagir e receber avaliações de clientes.

Mesmo para empresas que já possuem canais digitais de relacionamento, estar no Google Meu Negócio é fundamental para manter um contato mais ágil – vindo das buscas – e de clientes que já se posicionam em topo de funil – prontos para consumir.

Se a sua loja já possui conta no GMN, recomendo fazer uma revisão completa.

Raros são os clientes que fazem manutenção constante e é uma ferramenta que precisa de atualizações (existe um espaço para postagens) para melhorar o posicionamento da empresa nos resultados de busca.

Essa é uma estratégia muito indicada para negócios locais, como as lojas de assistência técnica, que basicamente trabalham com clientes de uma região de entorno.

Site: sua vitrine para o mundo online

Dentre os canais digitais usados no marketing digital, o mais abrangente em termos de imagem e relacionamento é o website.

Podemos dizer que um site é a grande vitrine digital, onde os usuários na internet podem conhecer a sua empresa, os produtos e serviços, suas condições de atendimento e conteúdos relacionados ao seu mercado.

Um site eficiente deve atender a alguns requisitos, dentre eles:

  • Traduzir a identidade visual;
  • Representar o posicionamento da marca;
  • Ser de fácil navegabilidade;
  • Ser estruturalmente organizado;
  • Ter um excelente tempo de carregamento de páginas;
  • Ser responsivo.

Blog: a comunicação qualificada com o seu público

Um blog é fundamental para as estratégias que pretendem criar uma comunicação direcionada e qualificada com o público-alvo.

Nele, é possível publicar conteúdos – textos, imagens, vídeos, áudios – sobre temas que falem diretamente às questões e preocupações da audiência da empresa e que atraiam mais pessoas através das buscas pelos assuntos.

Não basta apenas falar sobre o seu negócio; é fundamental criar autoridade sobre o seu mercado em geral, entregando informação que agregue valor.

Para um blog em um site de assistência técnica de celulares, alguns assuntos são o recall de aparelhos, como proteger a tela, dicas para estender a vida útil da bateria são alguns assuntos.

Parece contrariar os seus objetivos?

Sim, mas transmitem interesse pelas dores que podem ser comuns aos visitantes e reforçam a credibilidade da marca na mente dos consumidores para o próximo serviço que eles precisarem.

Redes Sociais: comunicação ágil e alcance sem limites

Se o site pode ser considerado a vitrine digital, podemos dizer que as redes sociais seriam os pontos de representação da marca. Elas trazem ao negócio algo essencial: a comunicação online, instantânea e sem limitação geográfica.

Hoje elas concentram bilhões de pessoas pelo mundo em suas páginas, com perfis dos mais abrangentes como o Facebook – ainda campeã de público e obrigatória a todos os negócios – e as segmentadas como o Instagram e o LinkedIn.

Seu negócio de assistência técnica pode usufruir de um tráfego na casa de milhões de usuários no Brasil e criar estratégias com as postagens para atrair visitantes ao website e levá-los ao Inbound Marketing.

Seu negócio deve estar em todas as redes sociais?

Não é obrigatório que sua loja de assistência técnica esteja em todas as redes.

O mais importante é estar em redes onde o posicionamento da marca esteja alinhado com o perfil predominante de público.

Um exemplo clássico é uma consultoria de negócios no Instagram; o esforço gasto não compensa a pouca visibilidade que este negócio tem em ume rede essencialmente ligada a negócios de varejo, moda, saúde, entre outros.

Porém, uma consultoria deve investir no LinkedIn, onde se concentram os nichos com os quais ela quer interagir. Portanto, a escolha das redes é algo que deve ser bem avaliado, para que não haja investimento de tempo, esforços e custos que podem estar em estratégias eficazes.

Inbound Marketing: hora de atrair e encantar

O Inbound Marketing ou Marketing de Atração é uma metodologia que atua com o conceito de gerar relacionamento com potenciais clientes através de conteúdos que voltados a cada um deles de forma específica (personalizada).

Todo o processo se baseia em quatro etapas, para as quais as estratégias devem conduzir cada contato.

  1. Atração: transformar usuários em visitantes regulares;
  2. Conversão: nutrir os visitantes de conteúdos que os façam se movimentar na direção do interesse em fechar negócio;
  3. Venda;
  4. Encantamento: manter os clientes cativos com mais conteúdos desta etapa, de forma que eles se mantenham fieis à marca e sejam propagadores naturais dela.

Para isso, o Inbound se utiliza das mais importantes estratégias voltadas à qualidade na comunicação:

Marketing de Conteúdo

É um subconjunto de estratégias voltadas à construção de conteúdos que atraem, engajam e fidelizam, nos mais variados formatos e inseridos nas etapas da jornada que descrevemos acima.

E-mail Marketing

Se o Marketing de Conteúdo é a forma, o E-mail Marketing é o veículo.

É a estratégia de envio de mensagens conforme o comportamento de cada usuário no site ou blog, para oferecer conteúdos direcionados ao desejo dele naquele momento, para incentivar que eles avancem na jornada, podendo passar de visitantes a um cliente em potencial ou venda.

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é o conjunto de técnicas que são aplicadas a cada conteúdo a ser publicado para que ela obtenha o melhor ranqueamento nos resultados de busca que o Google entrega aos usuários.

Como podemos ver, o Inbound Marketing é o coração do seu relacionamento com o público; dele partirão todas as decisões do que será entregue, de que forma, em qual momento e usando técnicas de atração, engajamento e encantamento.

As estratégias podem ser aplicadas em todos os canais digitais (site/blog, redes sociais) e os bons resultados se refletirão em um tráfego maior, qualificado e orgânico (sem uso de anúncios) de volta, que poderá ser gerido para produzir resultados.

WhatsApp Business: comunicação instantânea e profissional

Que o Whatsapp é a maior ferramenta de comunicação instantânea do mundo, não temos dúvidas. Mas é preciso considerar o WhatsApp Business para o seu negócio.

Esta versão (que é um outro aplicativo da marca) foi criada para a relação comercial com os clientes, com uma série de recursos de atendimento que dão o tom profissional que um WhatsApp pessoal não tem.

Os destaques são o uso de listas de envio de mensagens – sem parecer spam – e a criação de catálogo de produtos/serviços, uma grande funcionalidade para atender clientes de forma rápida.

É uma ferramenta essencial, inclusive, para compartilhar conteúdos do site/blog para clientes onde o contato é apenas pelo aplicativo, como uma variante do E-mail Marketing.

Plano de Marketing Digital: hora de fazer as escolhas certas

As ferramentas e estratégias para investir no relacionamento online são muitas e todas com propósitos específicos, mas que se complementam, formando um planejamento onde todas as escolhas vão trabalhar focadas nos objetivos definidos, que podem ser, por exemplo:

  • Aumentar a base de leads (potenciais clientes);
  • Converter tráfego em mais negócios;
  • Estabelecer uma comunicação pós-venda.

Um plano de marketing digital é a forma de estudar profundamente todas as características do negócio, desde o público-alvo até quais recursos devem ser escolhidos e que métricas serão usadas.

Neste plano, por exemplo, será feito o estudo de posicionamento de mercado; como a marca deve se comportar a partir do segmento de público que vai buscar e com os diferenciais que tem para oferecer aos clientes.

É o seu espaço dentro do mercado e isso ajuda a entender melhor a concorrência.

Também atua em conjunto com o estudo do público-alvo para definir o perfil de comportamento dele – idade, gênero, classe socioeconômica, faixa de renda, hábitos e outras informações.

Uma série de construções são feitas – estudo da concorrência, do portifólio de serviços e produtos e outras – para definir quais ferramentas das que abordamos aqui serão usadas para garantir o atingimento dos objetivos.

O plano de marketing é um estudo extremamente complexo, com uma série de informações e indicadores que precisam ser entendidos e onde algumas decisões erradas podem comprometer o resultado esperado.

Por este motivo, recomenda-se que um consultor de marketing digital faça a elaboração do plano de marketing digital para assistência técnica que considere todas as variáveis necessárias para iniciar um marco no seu negócio – a presença digital.

Mídia Paga: quando pode valer a pena?

Todas as estratégias que abordamos até aqui são destinadas a gerar tráfego orgânico – baseada na geração de conteúdo qualificado e sem pagamento de anúncios.

Apesar de serem ações com resultados de médio e longo prazo, elas vão construir solidez para a marca no ambiente digital, à medida que as publicações ocorrem de forma programada para gerar audiência e alimentar o planejamento como um todo.

Investir em campanhas (Ads) pode ser válido em determinado momento de maturidade do negócio, após desenvolver e implementar o plano de marketing e ter mais métricas e certezas sobre o público que se quer alcançar.

Porém, é um custo que pode se tornar alto pela frequência e sem garantia de retorno em negócios.

É a hora do seu negócio de assistência técnica abraçar o mundo digital.

Mais do que simplesmente atuar no mundo online porque alguns concorrentes seus já estão lá, o marketing digital possibilita abrir um universo de possibilidades de relacionamento que podem ser implementadas e revisadas na mesma velocidade.

É agilidade, mensurabilidade e precisão para vender mais e vender melhor!

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