Quando você ouve falar de marketing digital para assistências técnicas, parece estranho, algo muito maior do que o negócio pode ou precisa suportar?
Pois, a realidade tem nos mostrado um panorama muito diferente, tanto na necessidade de estar online quanto na real possibilidade, usando o marketing digital em negócios de todos os portes e segmentos, sendo locais ou não.
Setores que ainda eram resistentes ao comércio online, como o de supermercados, investem cada vez mais nas estratégias digitais. Os negócios de pequeno porte e locais também descobriram o potencial de público que podem alcançar quando usam o marketing digital.
Para completar, a crise mundial de saúde que ainda vivemos reforçou como os recursos online (aplicativos, e-commerce) são fundamentais para ter visibilidade diante de milhões de potenciais consumidores.
Mas, você ainda tem dúvidas sobre a eficiência de um plano de marketing no seu negócio de manutenções e reparos? Ele pode fazer a sua marca retomar o caminho do crescimento ou alcançar voos mais altos?
Nesse artigo, vamos falar das estratégias mais eficazes para desenvolver no setor.
Veja o que o marketing digital em assistências técnicas traz de benefícios para ajudar o seu negócio a conquistar presença e alavancar negócios!
Por que investir em marketing digital para serviços de reparos de equipamentos?
O primeiro motivo para investir em marketing digital é simples: visibilidade.
Milhões de pessoas estão, nesse momento, fazendo buscas online por empresas que consertam equipamentos. Sem a presença online, você fica fora dos resultados que poderiam levar mais clientes à sua loja.
O segundo é a consolidação da marca.
A visibilidade nos canais digitais que funcionam para o seu negócio de serviços, com informação e conteúdos alinhados ao seu público-alvo, gera confiança nas pessoas e construção de autoridade.
Afinal, você acredita mais em uma empresa que investe em relacionamento online ou que não aparece nas buscas?
A mensurabilidade é um diferencial importante do marketing digital nas assistências técnicas.
Absolutamente tudo nos dados coletados é perfeitamente identificável e mensurável, gerando análises em tempo real.
Em consequência do ponto anterior, temos a agilidade para a tomada de decisões que podem rever a estratégia em minutos.
Por fim e tão importante quanto os demais está a construção de público.
Com o tráfego flutuante de usuários e as estratégias corretas, haverá um aumento exponencial de visitantes e potenciais clientes em um espaço muito menor de tempo – o que você mais deseja para o negócio.
O marketing digital substitui o marketing tradicional?
A resposta a essa pergunta dependerá muito das características e do momento do negócio.
É possível usar as duas formas. Por exemplo, estar online e usar cartazes, panfletos e uma propaganda na rádio local. Tudo dependerá do perfil do público-alvo (uma das etapas do planejamento digital).
Os custos do marketing tradicional são altos para a grande maioria dos negócios, principalmente porque precisam de muito tempo para dar retorno – e não são mensuráveis.
Continuar com as estratégias offline é uma opção, mas ficar offline não pode ser. O marketing digital mais abrangente e assertivo quebra a ideia de que investir na internet é caro.
Investir errado, sim.
Mas, até uma encomenda de panfletos pode sair caro.
Você deve se perguntar: quais são as estratégias que podem funcionar para a minha loja de reparos de celulares ou minha assistência técnica de notebooks?
Vamos falar das essenciais!
Google Meu Negócio: seu negócio local com alcance global
Já imaginou digitar reparo de celular no Google e a sua empresa não aparecer nos resultados? Para negócios locais, como uma assistência técnica, isso pode representar muitos potenciais clientes perdidos por dia.
Não há números oficiais, mas estima-se que o Google processa em torno de 5 bilhões de pesquisas diariamente em todo o mundo. Não é um número que define o tamanho no Brasil, mas mostra o potencial de comunicação com clientes que o navegador proporciona.
O Google Meu Negócio foi criado pela empresa para proporcionar aos negócios locais e pequenos a possibilidade da visibilidade online a partir das buscas dos usuários.
É um serviço que permite que você informe os dados mais importantes:
- Sua localização física, que pode ser buscada no Google Maps;
- Dados básicos e a formas de contato do cliente;
- Catálogo de produtos e serviços;
- Fazer postagens para promoção e campanhas (orgânicas ou pagas);
- Interagir e receber avaliações de clientes.
Mesmo para empresas que já possuem canais digitais de relacionamento, estar no Google Meu Negócio é fundamental para manter um contato mais ágil – vindo das buscas – e de clientes que já se posicionam em topo de funil – prontos para consumir.
Se a sua loja já possui conta no GMN, recomendo fazer uma revisão completa.
Raros são os clientes que fazem manutenção constante e é uma ferramenta que precisa de atualizações (existe um espaço para postagens) para melhorar o posicionamento da empresa nos resultados de busca.
Essa é uma estratégia muito indicada para negócios locais, como as lojas de assistência técnica, que basicamente trabalham com clientes de uma região de entorno.
Site: sua vitrine para o mundo online
Dentre os canais digitais usados no marketing digital, o mais abrangente em termos de imagem e relacionamento é o website.
Podemos dizer que um site é a grande vitrine digital, onde os usuários na internet podem conhecer a sua empresa, os produtos e serviços, suas condições de atendimento e conteúdos relacionados ao seu mercado.
Um site eficiente deve atender a alguns requisitos, dentre eles:
- Traduzir a identidade visual;
- Representar o posicionamento da marca;
- Ser de fácil navegabilidade;
- Ser estruturalmente organizado;
- Ter um excelente tempo de carregamento de páginas;
- Ser responsivo.
Blog: a comunicação qualificada com o seu público
Um blog é fundamental para as estratégias que pretendem criar uma comunicação direcionada e qualificada com o público-alvo.
Nele, é possível publicar conteúdos – textos, imagens, vídeos, áudios – sobre temas que falem diretamente às questões e preocupações da audiência da empresa e que atraiam mais pessoas através das buscas pelos assuntos.
Não basta apenas falar sobre o seu negócio; é fundamental criar autoridade sobre o seu mercado em geral, entregando informação que agregue valor.
Para um blog em um site de assistência técnica de celulares, alguns assuntos são o recall de aparelhos, como proteger a tela, dicas para estender a vida útil da bateria são alguns assuntos.
Parece contrariar os seus objetivos?
Sim, mas transmitem interesse pelas dores que podem ser comuns aos visitantes e reforçam a credibilidade da marca na mente dos consumidores para o próximo serviço que eles precisarem.
Redes Sociais: comunicação ágil e alcance sem limites
Se o site pode ser considerado a vitrine digital, podemos dizer que as redes sociais seriam os pontos de representação da marca. Elas trazem ao negócio algo essencial: a comunicação online, instantânea e sem limitação geográfica.
Hoje elas concentram bilhões de pessoas pelo mundo em suas páginas, com perfis dos mais abrangentes como o Facebook – ainda campeã de público e obrigatória a todos os negócios – e as segmentadas como o Instagram e o LinkedIn.
Seu negócio de assistência técnica pode usufruir de um tráfego na casa de milhões de usuários no Brasil e criar estratégias com as postagens para atrair visitantes ao website e levá-los ao Inbound Marketing.
Seu negócio deve estar em todas as redes sociais?
Não é obrigatório que sua loja de assistência técnica esteja em todas as redes.
O mais importante é estar em redes onde o posicionamento da marca esteja alinhado com o perfil predominante de público.
Um exemplo clássico é uma consultoria de negócios no Instagram; o esforço gasto não compensa a pouca visibilidade que este negócio tem em ume rede essencialmente ligada a negócios de varejo, moda, saúde, entre outros.
Porém, uma consultoria deve investir no LinkedIn, onde se concentram os nichos com os quais ela quer interagir. Portanto, a escolha das redes é algo que deve ser bem avaliado, para que não haja investimento de tempo, esforços e custos que podem estar em estratégias eficazes.
Inbound Marketing: hora de atrair e encantar
O Inbound Marketing ou Marketing de Atração é uma metodologia que atua com o conceito de gerar relacionamento com potenciais clientes através de conteúdos que voltados a cada um deles de forma específica (personalizada).
Todo o processo se baseia em quatro etapas, para as quais as estratégias devem conduzir cada contato.
- Atração: transformar usuários em visitantes regulares;
- Conversão: nutrir os visitantes de conteúdos que os façam se movimentar na direção do interesse em fechar negócio;
- Venda;
- Encantamento: manter os clientes cativos com mais conteúdos desta etapa, de forma que eles se mantenham fieis à marca e sejam propagadores naturais dela.
Para isso, o Inbound se utiliza das mais importantes estratégias voltadas à qualidade na comunicação:
Marketing de Conteúdo
É um subconjunto de estratégias voltadas à construção de conteúdos que atraem, engajam e fidelizam, nos mais variados formatos e inseridos nas etapas da jornada que descrevemos acima.
E-mail Marketing
Se o Marketing de Conteúdo é a forma, o E-mail Marketing é o veículo.
É a estratégia de envio de mensagens conforme o comportamento de cada usuário no site ou blog, para oferecer conteúdos direcionados ao desejo dele naquele momento, para incentivar que eles avancem na jornada, podendo passar de visitantes a um cliente em potencial ou venda.
SEO (Search Engine Optimization)
O SEO é o conjunto de técnicas que são aplicadas a cada conteúdo a ser publicado para que ela obtenha o melhor ranqueamento nos resultados de busca que o Google entrega aos usuários.
Como podemos ver, o Inbound Marketing é o coração do seu relacionamento com o público; dele partirão todas as decisões do que será entregue, de que forma, em qual momento e usando técnicas de atração, engajamento e encantamento.
As estratégias podem ser aplicadas em todos os canais digitais (site/blog, redes sociais) e os bons resultados se refletirão em um tráfego maior, qualificado e orgânico (sem uso de anúncios) de volta, que poderá ser gerido para produzir resultados.
WhatsApp Business: comunicação instantânea e profissional
Que o Whatsapp é a maior ferramenta de comunicação instantânea do mundo, não temos dúvidas. Mas é preciso considerar o WhatsApp Business para o seu negócio.
Esta versão (que é um outro aplicativo da marca) foi criada para a relação comercial com os clientes, com uma série de recursos de atendimento que dão o tom profissional que um WhatsApp pessoal não tem.
Os destaques são o uso de listas de envio de mensagens – sem parecer spam – e a criação de catálogo de produtos/serviços, uma grande funcionalidade para atender clientes de forma rápida.
É uma ferramenta essencial, inclusive, para compartilhar conteúdos do site/blog para clientes onde o contato é apenas pelo aplicativo, como uma variante do E-mail Marketing.
Plano de Marketing Digital: hora de fazer as escolhas certas
As ferramentas e estratégias para investir no relacionamento online são muitas e todas com propósitos específicos, mas que se complementam, formando um planejamento onde todas as escolhas vão trabalhar focadas nos objetivos definidos, que podem ser, por exemplo:
- Aumentar a base de leads (potenciais clientes);
- Converter tráfego em mais negócios;
- Estabelecer uma comunicação pós-venda.
Um plano de marketing digital é a forma de estudar profundamente todas as características do negócio, desde o público-alvo até quais recursos devem ser escolhidos e que métricas serão usadas.
Neste plano, por exemplo, será feito o estudo de posicionamento de mercado; como a marca deve se comportar a partir do segmento de público que vai buscar e com os diferenciais que tem para oferecer aos clientes.
É o seu espaço dentro do mercado e isso ajuda a entender melhor a concorrência.
Também atua em conjunto com o estudo do público-alvo para definir o perfil de comportamento dele – idade, gênero, classe socioeconômica, faixa de renda, hábitos e outras informações.
Uma série de construções são feitas – estudo da concorrência, do portifólio de serviços e produtos e outras – para definir quais ferramentas das que abordamos aqui serão usadas para garantir o atingimento dos objetivos.
O plano de marketing é um estudo extremamente complexo, com uma série de informações e indicadores que precisam ser entendidos e onde algumas decisões erradas podem comprometer o resultado esperado.
Por este motivo, recomenda-se que um consultor de marketing digital faça a elaboração do plano de marketing digital para assistência técnica que considere todas as variáveis necessárias para iniciar um marco no seu negócio – a presença digital.
Mídia Paga: quando pode valer a pena?
Todas as estratégias que abordamos até aqui são destinadas a gerar tráfego orgânico – baseada na geração de conteúdo qualificado e sem pagamento de anúncios.
Apesar de serem ações com resultados de médio e longo prazo, elas vão construir solidez para a marca no ambiente digital, à medida que as publicações ocorrem de forma programada para gerar audiência e alimentar o planejamento como um todo.
Investir em campanhas (Ads) pode ser válido em determinado momento de maturidade do negócio, após desenvolver e implementar o plano de marketing e ter mais métricas e certezas sobre o público que se quer alcançar.
Porém, é um custo que pode se tornar alto pela frequência e sem garantia de retorno em negócios.
É a hora do seu negócio de assistência técnica abraçar o mundo digital.
Mais do que simplesmente atuar no mundo online porque alguns concorrentes seus já estão lá, o marketing digital possibilita abrir um universo de possibilidades de relacionamento que podem ser implementadas e revisadas na mesma velocidade.
É agilidade, mensurabilidade e precisão para vender mais e vender melhor!