Como Usar o LinkedIn para Empresas de forma inteligente

Na última década, as redes sociais se transformaram em uma das ferramentas mais importantes para profissionais que estão na busca de trabalho e para empregadores que procuram mão-de-obra qualificada.

A principal mídia voltada especificamente para o relacionamento profissional que facilita o acesso a oportunidades de carreira é o LinkedIn. Durante muito tempo, essa rede foi vista apenas como uma rede para oferta e procura de empregos e inserção de currículos.

Hoje em dia, o LinkedIn está presente em mais de 200 países, com quase 250 milhões de usuários registrados. Destes, 3 milhões são empresas que utilizam a ferramenta como estratégia de marketing para alavancar o negócio.

Segundos dados da própria rede, a cada 2 segundos novos cadastros surgem, o que o torna um dos melhores canais de networking. O LinkedIn possibilita o contato com tipos de diferentes de perfis de pessoas, e atividades diversificadas que visam a troca de informações profissionais.

Muitas empresas buscam formas de aproveitar as oportunidades da rede, de conseguir bons resultados de negócio, principalmente as empresas que vendem para outras empresas (B2B). Confira abaixo, como usar o LinkedIn de forma inteligente e eficaz para melhorar seu negócio:

Saiba diferenciar página x perfil:
Ao decidir ingressar no LinkedIn, o empreendedor precisa entender que o perfil é destinado para pessoas, enquanto as páginas são para empresas, negócios.

Desenvolva uma página para sua empresa
O próximo passo é criar uma página para seu negócio. O processo é fácil e simples:

No menu, selecione “Interesses/Empresa; Clique em adicionar uma empresa; Insira o logotipo, a descrição da empresa e o que ele oferece em termos de serviços ou produtos.

A empresa pode criar a página com seções específicas para apresentar seus serviços e produtos. Há ainda a opção de exibir páginas diferenciadas para diversos perfis de profissionais.

Os seguidores da empresa vão receber as atualizações de status como links, conteúdos, frases postadas.

Dicas importantes para criação de página empresarial:

Atualize com frequência a página da empresa com conteúdo de qualidade e relevante para que os seguidores tenham familiaridade com a sua marca e comecem a ver o valor de acompanhar sua empresa;

O LinkedIn possui vários espaços de promoção de produtos e serviços. Aproveite esses espaços e invista em algo interessante;
Promova a página, acionando a opção de seguir no seu site e outros canais que sua empresa tiver disponível.

Essa regra também vale para essa ferramenta também. É importante compartilhar conteúdo qualificado e relevante para conquistar seguidores.

Incremente seu alcance
A única forma de saber se o seu serviço ou produto é bom, é por meio da recomendação dos amigos e clientes. Quando as pessoas gostam do conteúdo, elas acabam compartilhando em suas redes sociais, o que amplia o alcance da sua empresa.

Por isso, é fundamental que o empreendedor atraia mais seguidores para sua página e para isso, o uso dos plug-ins sociais no LinkedIn é essencial para atrair mais seguidores, pois indica que sua empresa é um membro ativo da rede. É indispensável adicionar estes plug-ins em seu blog, site, post ou campanha de e-mail marketing.

O LinkedIn se consolidou como a maior rede profissional do mundo. Só no Brasil são mais de 7 milhões de usuários.

Compre anúncios
O LinkedIn oferece a possibilidade para as empresas de criar anúncios para um público segmentado.

Na ferramenta, é possível selecionar idade, sexo, escolaridade, profissão, cargo, grupos em que participa, tamanho da empresa, etc.

Embora seja extremamente atraente para se relacionar com alguns tipos de perfis, essa ferramenta ainda não está disponível em português. Procure fazer várias combinações nos anúncios para identificar qual melhor opção oferece desempenho mais adequado: escolha imagens, textos e segmentações diferentes.

Após anunciar, mensure o resultado do investimento (conversão em clientes ou leads) para identificar se o ROI foi positivo.

Crie ou participe de grupos
É fundamental que as empresas participem ou criem grupos que reúnam profissionais com interesses comuns para discutirem sobre determinado tema ou mercado.

A participação das empresas nos grupos do LinkedIn ajuda a fortalece a marca e a posição de referência dos profissionais da empresa.

A empresa quando cria um grupo tem o benefício de pode oferecer o envio de e-mails para todos os participantes.

Algumas dicas são importantes para que a empresa crie ou participe de grupos e obtenha resultados positivos:

Não venda no grupo. Participe do grupo para ensinar algo ou dar opiniões relevantes sobre seu nicho de mercado;

Valorize os demais membros do grupo e respeite suas opiniões;

A frequência é muito importante. Não faça apenas um comentário e desapareça. Para garantir resultados relevantes, participe. É fundamental não participar de vários grupos para que você não tenha tempo. Escolha até 02 grupos para participar.

Mas não abuse de postagens ou envio de e-mails. Os participantes podem ficar incomodados.
Se a empresa tiver criado o grupo, divulgue em suas outras redes sociais.

O LinkedIn é uma das redes sociais mais interessantes para sua empresa participar pela questão de o tema central ser carreira e trabalho. Dependendo do ramo, é imprescindível uma presença constante no LinkdIn. Não perca essa oportunidade que pode ser muito importante para sua empresa!

Uma resposta em “Como Usar o LinkedIn para Empresas de forma inteligente”

Parabéns ao grupo! Pelo Material. um site que faz quem se interessa neste assunto ficar por muitas horas aqui.
Tenho estudado e pesquisado muito material, este site tem conteúdo.

Desejo Sucesso a vocês.
Eu estou iniciando uma empresa com muito pouco capital e neste momento não posso investir aqui. A corrida para pagar as mercadorias. Muita, muita gestão no financeiro.
Sucesso !
Itamar