Como não fazer mais do mesmo
Todas as empresas que querem se engajar no marketing de conteúdo ainda estão de certa forma tentando descobrir a estratégia editorial correta a seguir.
E isso só faz sentido se a busca pela estratégia certa estiver aliada á identidade da empresa e ao perfil do público, que precisa ser pesquisado primeiro.
Mas a verdade é que nesse meio tempo agências e empresas estão acumulando pesquisas de mercado sem saber realmente o que dá mais certo – e por isso uma das regras é testar sempre.
E como conseguir foco?
Algumas marcas bem sucedidas tem adotado uma estratégia: focar em um único universo de conteúdo em torno de um assunto e trabalham muito bem esse assunto. A Red Bull é um exemplo quase clássico, que adotou essa estratégia em três etapas:
– Definição de um tema pelo qual o público-alvo é apaixonado (no caso do Red Bull, esportes radicais, disseminados pelas ações da empresa);
– Concentrar-se nesse assunto;
– Tornar-se referência no assunto, falar sobre ele melhor do que ninguém.
É comum que nas estratégias de conteúdo as marcas tentem cobrir muitos assuntos ao mesmo tempo, mas talvez essa não seja a melhor estratégia. É porque você acaba fazendo mais do mesmo: muito conteúdo e pouco realmente relevante. Mais do que isso, compete com a atenção dos meios tradicionais e torna-se mais um número na piscina olímpica de conteúdo em que se encontra o consumidor, bombardeado com excesso de conteúdo todos os dias.
O exemplo acima mostra para quem está planejando sua estratégia editorial que talvez seja uma boa ideia concentrar-se em um tema e criar um conteúdo matador sobre ele.
É o que provavelmente você já ouviu sobre marketing de conteúdo: mostre-se como um expert no seu assunto.
Isso significa que para gerar o efeito esperado pelo marketing de conteúdo é preciso ter algo realmente a dizer. O problema é que para dar conta de, supostamente, tanto a ser dito e em tantos canais – outro aspecto da estratégia de conteúdo a ser considerado cuidadosamente – que a empresa acaba reproduzindo um monte de conteúdo medíocre, fora de contexto ou perdido em meio a todo conteúdo da internet. É quando a empresa se torna parte do barulho.
O fluxo de informações é tão grande que acaba atrapalhando ao invés de ajudar. Com tantas fotos, textos, vídeos, áudio, opiniões, como sua empresa está se destacando?
A saída para esse marasmo é a criação de relacionamento. É preciso estabelecer uma conversa, ouvir as pessoas para ser ouvido. E nesse ponto, adotar um foco só tem a ajudar.
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