Nova Escola de Marketing

10 ferramentas para agendar publicações nas Redes Sociais

Dez recursos que são muito úteis na hora de programar atualizações

Se tem uma coisa que as pessoas procuram hoje em dia é facilidade. Quanto mais recursos para ajudar nas tarefas do dia, no trabalho, melhor. Um dos facilitadores procurados dizem respeito ao Social Schedule, que é a possibilidade de se programar quando um post será publicado. Pensando nisso, serão listadas aqui dez ótimas ferramentas para Social Schedule que, com certeza, vão facilitar muito as ações de Marketing.

1) HootSuite: ela é bastante conhecida no meio digital e sua funcionalidade gira em torno da possibilidade de se programar atualizações que serão feitas para grande parte das redes sociais. O legal do HootSuite é que ele está disponível tanto para celulares quanto para computadores com sistema Linux, Windows e MAC. Há recursos gratuitos e pagos.

Um ponto muito positivo do HootSuite é que ele permite ouvir o que o público tem a dizer e isso se dá pelo fato de ser possível responder às pessoas usando um único painel. Além disso, ele ajuda na tarefa de publicação de conteúdos que interessem ao público e os mantenha próximo. Para conhecer o serviço e os preços, é só acessar https://hootsuite.com/pt.

2) Revelabit: esta ferramenta é brasileira, o que já constitui um diferencial. A ferramenta Revelabit tem como função programar posts no Facebook e Twitter. É possível agendar a programação de mais de uma conta ao mesmo tempo, o que aumenta ainda mais o alcance da empresa.

A ferramenta é uma grande aliada do Marketing digital, já que garante que a empresa esteja sempre presente na timeline dos usuários. Além disso, pelos posts já estarem programados, é possível se dedicar a outras tarefas, otimizando o tempo.

Outro ponto positivo do Revelabit é a possibilidade de acompanhar as postagens com os relatórios que a ferramenta proporciona. Dessa forma, a empresa pode melhorar seu desempenho na rede social. É possível utilizar o serviço de modo gratuito. Entretanto, para as ações de Marketing de uma empresa, a recomendação é que se adquira o plano profissional. Para ter mais informações a respeito, é só acessar https://www.revelabit.com.br

3) Buffer: esta ferramenta é muito conhecida e é muito útil principalmente pela sua versatilidade, pois ela permite fazer o gerenciamento de várias redes sociais ao mesmo tempo, o que facilita muito a vida da empresa que faz Marketing em vários espaços virtuais diferentes.

Outro ponto positivo do Buffer é o fato de se poder agendar a frequência das postagens. Assim, a empresa vai estar sempre aparecendo nos feeds e se mantendo “viva” no meio dos internautas. É possível encontrar o Buffer em versões para computador e para celular, além de extensão para o Google Chrome. É possível conectar o Buffer a cintas do Twitter, Facebook, Google + e LinkedIn.

Dentre os pontos positivos está o fato de que o buffer mostra as estatísticas de repercussão das postagens, permitindo perceber o que o público quer ou gosta e, assim, melhorar a interação com os clientes. Para conhecer mais, é só acessar o site https://buffer.com, sendo que também há versões para Android e IOS. O serviço é gratuito, com serviços a mais, que são pagos.

4) Piqora: a funcionalidade desta ferramenta está associada à rede social Pinterest, que permite o trabalho com imagem. Sabe aqueles murais de fotos pendurados na parede do quarto? Então, o Pinterest é uma versão digital disso. Esse recurso vem crescendo muito e sendo usado como estratégia de Marketing de várias marcas para anunciar seus produtos e diferenciais.

A ferramenta Piqora está relacionada ao Marketing visual e auxilia a lançar o conteúdo correto no momento mais oportuno. Utilizar o Piqora vale a pena por que ele otimiza a interação no Pinterest, abrindo mais um canal para que a empresa interaja com o público. Para conhecer mais da ferramenta, basta acessar http://www.piqora.com.

5) Social Oomph: esta ferramenta é importante por que faz com que a mídia social seja aumentada. Ela permite realizar a programação de mensagens que deverão ser publicadas, monitorar o funcionamento e as atividades da rede social e realizar a programação de próximos status e fotos publicadas.

Além de tudo isso, é possível também atualizar grupos, compartilhamentos e uma infinidade de outras tarefas próprias da rede social, tudo isso ajudando a ficar mais perto do público e de possíveis clientes, podendo até mesmo mandar mensagem de “boas vindas”, o que configura uma gentileza que causa uma impressão bastante positiva.

Vale destacar dois pontos positivos do Social Oomph: o primeiro é ser gratuito, o que faz com que as empresas não tenham mais despesas para fazer um bom Marketing; e o segundo é a possibilidade de gerenciar várias redes sociais ao mesmo tempo, ampliando o alcance da empresa. Para ficar mais familiarizado com a ferramenta, é só acessar o site https://www.socialoomph.com.

6) Take Off: esta é uma ferramenta que ajuda muito as empresas que possuem conta no Instagram. Todo mundo sabe que não basta postar a foto: uma boa legenda e boas hashtags fazem a diferença na hora de chamar a atenção do público para a publicação e, consequentemente, para o produto ou serviço.

A ferramenta é bastante funcional e original: ela analisa a legenda escolhida para cada foto e, a partir das legendas analisadas, sugere possíveis hashtags, a fim de que a foto postada fique em destaque na área “Descobrir”. Isso é uma boa ação de Marketing para as empresas, uma vez que o alcance de suas postagens e propagandas aumenta bastante.

A única desvantagem do Take Off é permitir acesso a apenas uma conta. De resto, é muito prático e fácil de usar. Pode-se baixar o Take Off através do  link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.codigami.takeoff.

7) Later Bro: Todos mundo sabe que, para fazer um bom Marketing, quanto mais perto se estiver de onde o público está, melhor, e o Later Bro facilita a interação com o público de duas grandes redes sociais: o Facebook e o Twitter, sendo preciso escolher uma dessas contas para usar a ferramenta.

Ela é interessante por que permite o agendamento de atualizações: quais serão essas atualizações e quando elas ocorrerão. Dentre os pontos positivismo, estão o fato de as configurações serem bastante simples e a possibilidade de se programar postagens diárias, semanais ou mensais. Além disso, ele não exige pagamento para ser utilizado.

Porém, como acontece muito, tem um ponto negativo: as postagens são limitadas a 140 caracteres. Claro que os usuários do Twitter sabem disso, mas isso pode ser um problema para aqueles que vão agendar posts para Facebook. Além disso, ele também não permite postagem de foto. Assim, a comunicação com o público tem de ser mais enxuta, embora costume funcionar bem. Para conhecer, é só acessar http://laterbro.com.

8) Instapult: esta ferramenta é outra opção para aqueles que querem agendar postagens no Instagram. A ferramenta gerencia contas de negócios, facilitando muito a vida de quem quer estar sempre presente nos feeds. Através dela, é possível gerenciar várias contas do Instagram de modo simultâneo, sendo ideal para as empresas que possuem várias contas, cada uma de acordo com um produto ou serviço.

Entretanto, um ponto considerado negativo é que o Instapult está disponível apenas para uso em computadores, não sendo possível utilizá-lo em smartphones, o que dá pode representar um problema para algumas pessoas. Para conhecer mais, basta se cadastrar em http://instapult.com, ganhando sete dias gratuitos para testar.

9) Postcron: esta ferramenta é de grande utilidade para as empresas que possuem conta em várias redes e querem fazer um Marketing virtual de qualidade, prático e funcional. O Postcron permite o agendamento de atualizações no Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+.

Toda ferramenta que permite agendamento para Google+ vale a pena conhecer, pois são um pouco mais difíceis de encontrar. Um ponto positivo do Postcron é aumentar a presença nas redes, já que os posts estão programados previamente e nenhum imprevisto ou correria do dia a dia vai impedir as postagens. Assim, há uma interação contínua com o público e com os possíveis clientes.

Outro ponto positivo do Postcron é poupar tempo: enquanto ele vai fazer as postagens, é possível se dedicar a outras tarefas. É possível acessar a ferramenta através de uma conta do Facebook, do Twitter ou do Google+, sendo possível o teste gratuito. Para saber mais, basta acessar o link http://postcron.com/pt.

10) Tweetreach: a última ferramenta da lista tem uma função muito importante para medir o interesse do público pelo conteúdo que a empresa lançou na rede. O Tweetreach é responsável por fazer um levantamento do alcance de cada tweet, ou seja: quantas pessoas ele atingiu? Quantas pessoas estão falando desse assunto?

Essa ferramenta é muito importante para que a empresa perceba se a estratégia de Marketing adotada está dando certo ou se é necessária alguma mudança. Para conhecer mais essa ferramenta, é só acessar o link https://tweetreach.com.

Por tudo isso, vale a pena para as empresas conhecer essas ferramentas e as facilidades oferecidas por elas para facilitar e otimizar as ações de Marketing da empresa, fazendo-se presente entre os internautas e aumentando o número de clientes.

 

Yuri MorenoYuri Moreno (yurimoreno.com)

Especialista SEO e Consultor em Marketing Digital desde os 2011. Comecei fazendo sites aos 16 anos como “o sobrinho”, e ganhando meus trocados com Adsense. Depois fui co-fundador de uma agência de marketing digital e desenvolvimento e hoje atendo meus clientes e amigos com projetos que me fazem perder o sono; no bom sentido. =) Também sou um dos responsáveis pelo Digitais do Marketing.

 .