A última atualização do Google, o Penguim Update, deixou muitos SEO’s de cabelo em pé. Não é para menos: o Google mandou artilharia pesada contra táticas de texto âncora e redes de links, afetando seriamente muitos sites, grandes e pequenos.
Muitos correram a gritar de novo (como sempre): “SEO morreu”. A morte do SEO é algo divertido, que acontece todos os anos, eventualmente mais de uma vez por ano.
E a cada ano a indústria de SEO se reinventa e cresce.
No último final de semana aconteceu em Florianópolis o OlhóSEO, principal evento brasileiro de SEO do primeiro semestre.
Minha apresentação foi sobre “Marketing de Conteúdo e SEO“, focando os novos rumos que os profissionais de SEO podem seguir, com base nas últimas atualizações do Google e nos direcionamentos futuros que o buscador tem apontado.
Segundo o CMI, Marketing de Conteúdo, ou por Conteúdo na tradução correta, “é uma técnica de marketing para criar e distribuir conteúdo de valor e relevante para atrair, adquirir e engajar uma audiência claramente definida e entendida, com o objetivo de direcionar clientes para ações lucrativas.”
A tendência de focar os projetos digitais numa ampla estratégia de conteúdo e levar qualidade através de diversos pontos de contato é algo que deve ser levado muito em conta para quem pretende ter sucesso nesse novo cenário.
A minha aposta é que este é um caminho seguro para quem quer vencer no jogo do SEO. Não é rápido, barato nem fácil, mas funciona!
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