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O que é Marketing de Conteúdo: Como usar o conteúdo a favor da sua marca

Como usar o conteúdo a favor da sua marca

marketing de conteúdo é uma maneira de criar e compartilhar conteúdo para promover idéias, envolver o público-alvo e incentivá-los a interagir com a marca. É uma abordagem integrada de marketing, com o conteúdo de qualidade em seu centro.

Conteúdo é a chave do sucesso do marketing online. Conteúdo de qualidade na forma de blogs, posts em mídia social, artigos otimizados para resultados de busca e informações diferenciadas são fatores determinantes para atrair novos clientes e construir fidelidade à marca.

Uma estratégia de conteúdo bem sucedida pode ajudar tanto pequenas quanto grandes empresas a crescer online.

Em suma, o marketing de conteúdo é uma abordagem integrada, orientada para centralizar as ações online em torno do conteúdo, e é a melhor maneira para que seu público-alvo saiba quem você é, como seus produtos e serviços podem beneficiá-los e incentivá-los a comprar de você. Trata-se de desenvolver conteúdo focado em informar e convencer os clientes, ao invés de simplesmente induzi-los a comprar.

Conteúdo é rei – ou melhor, conteúdo de qualidade é rei – porque direciona a interação de todos as pessoas no ambiente online. Conteúdo envolvente é a base de tudo que acontece online, seja nas redes sociais, seja em site, blogs ou portais.

Conteúdo planejado

Toda empresa quer ser vista como o líder em seu setor e uma das melhores maneiras de diferenciar sua empresa dos concorrentes é através da liderança em conteúdo planejado. Dependendo do seu negócio e setor, você pode usar blogs, estudos de caso, guias, infografia ou ebooks, para oferecer informações valiosas para o seu público e demonstrar seu conhecimento no seu segmento. Quanto maior a confiança gerada, maiores as chances de conquistar mais um cliente.

Conteúdo melhora a visibilidade

Publicar conteúdo de qualidade te faz ser notado. Uma pesquisa da HubSpot mostra que empresas que blogam normalmente recebem 55% mais visitantes do que os concorrentes que não possuem blogs atualizados. Isso pode ter algo a ver com o fato de que blogs recebem 97% mais links do que sites comuns, o que também é benéfico para o seu desempenho nas páginas de resultados de busca.

Bom conteúdo aumenta o boca-a-boca e as recomendações

Uma proporção cada vez maior dos consumidores estão se dirigindo a sites, redes sociais e blogs para espalhar suas impressões sobre marcas com as quais se relacionam. A McKinsey Quarterly afirma que até metade de todas as decisões de compra são movida por uma recomendação boca-a-boca. Ao ler um comentário positivo sobre uma marca, os clientes se tornam mais propensos a decidir por ela em detrimento de outras.

Um estudo de TalkTrack na Grã-Bretanha em 2011 descobriu que o consumidor típico discute dez marcas com outras pessoas todos os dias, e um terço deles ativamente recomendam seus produtos e serviços.

Cerca de 60% dos usuários do Twitter e Facebook são mais propensos a recomendar marcas que seguem, assim as empresas devem centrar-se na construção de sua base de fãs através do conteúdo de qualidade para que eles colhem as recompensas em termos de vendas e indicações.

Conteúdo online permite um alcance mais amplo (e mais forte)

Sites e blogs atualizados com regularidade têm em média, 434% mais links indexados indexados e 97% mais acessos do que outros sites e páginas. Isso significa que tais sites são provavelmente melhor classificados nos resultados de busca e recebem mais credibilidade quando aparecem como resultado, mas isso também significa que eles oferecem à sua audiência mais recursos e razões mais convincentes para a escolhê-los ao invés do concorrente.

Mais trabalho leva a mais dinheiro

Os profissionais de marketing citam os conteúdo personalizado e otimizado para resultados de busca como a melhor fonte de leads. Campanhas de mídia social bem sucedidas, com conteúdo de qualidade em seu foco, são citadas por 75% dos profissionais como um diferencial no fechamento de vendas.

A lógica é simples: quanto mais clientes em potencial são convertidas, há mais trabalho a fazer e mais dinheiro o negócio ganha. E não pára por aí: a Roper Research constatou que a maioria dos clientes existentes é persuadida a comprar outro produto da mesma empresa, se eles forem bem informados com conteúdo personalizado para suas necessidades.

Conhecer o público-alvo faz toda a diferença!

O conteúdo faz o trabalho braçal de comercialização para você

Quem sugere que marketing digital é fácil porque “qualquer pessoa pode publicar coisas na internet”, provavelmente está fazendo isso errado. Mesmo que fazer parte das redes sociais seja geralmente gratuito, manter todos os canais atualizados requer um investimento de tempo, recursos e esforços.

Não é fácil manter boas ideias de constantemente chegando para envolver os leitores e convencê-los a comprar ou compartilhar informações, mas a publicação de tal conteúdo regularmente é um valor de investimento que vale a pena ser feito.

Quase dois terços das empresas que usam mídias sociais para promover seus produtos e serviços diz que desta forma aumentou a eficácia de suas atividades de marketing.

Conteúdo disseminado gera uma sólida base de marketing digital

Bilhões de itens de conteúdo são compartilhados online todos os dias. Para competir com sucesso online, você vai ter que fazer algo mais do que apenas manter as engrenagens girando.

A publicação de conteúdo exclusivo que é adaptado ao seu público-alvo é a melhor maneira de fazer isso!

A maioria dos consumidores dizem que preferem conhecer uma marca através do conteúdo que publicam do que vendo anúncios sobre eles. E 60% dos consumidores disseram que se sentiam mais confiantes sobre uma marca depois de ler conteúdo personalizado em seu site.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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1 Opinião

  • Rafael, parabéns pelo texto. É muito bom encontrar profissionais que tratam o marketing de conteúdo dessa forma. Também somos defensores do uso profissional dessa modalidade do marketing.
    Um abraço!
















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