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Todo o processo de Marketing vai além de uma necessidade de consumo, envolvendo atributos psicológicos gerados no convívio em sociedade, sendo essas necessidades fisiológicas, de segurança e estima, sendo explicadas, por exemplo, na pirâmide de Maslow. Em suma, a essência do Marketing Básico trabalha com estratégias e táticas.

Embora pareça que possam ser conceitos muito parecidos, as estratégias são partes componentes do “por que” da compra, das razões, dos motivos pelos quais as pessoas compram.

Já as táticas são o “como” essa compra é concretizada, quais os meios utilizados nesse processo e tudo o mais que englobe e se encaixe em como o processo foi realizado.

Juntas elas se explicam por si só dentro do processo de geração de valor e o desejo por necessidade de compra, que é o que mais converte em vendas.

A grande maioria das marcas acaba por contar histórias que geram o valor psicológico agregado ao valor da marca e, em sua maioria, se baseia no motivo da marca ter nascido no mercado, além de histórias correlacionadas com os produtos de criação própria dessa. Essas acabam sendo contadas por gerações e agregam valor à marca, fazendo-as serem lembradas por vínculos a essas histórias.

No mercado, as empresas contam as suas histórias de valor e, assim, competem entre si, oferecendo esse ou aquele valor agregado, vendendo uma promessa de vínculo com vivências particulares sobre os seus produtos ou serviços.

Desta forma, as empresas trabalham livremente as histórias pessoais de cada consumidor, sem mesmo conhecê-las uma a uma e utilizando essas histórias em suas comunicações.

Daí a ideia do consumidor se perguntar sobre por que esse ou aquele produto é melhor para as suas necessidades. É nesse ponto em que as empresas mais trabalham a questão do que oferecem como diferencial, como se destacam perante os concorrentes, como incentivam práticas e atitudes e, assim, constroem seu marketing marcante.

O cuidado em elaborar o novo e o inovador deve estar em paralelo com a necessidade, ou seja, não basta criar algo novo do zero e achar que venderá muito. É preciso pensar no que está em questão, se é objeto de necessidade de alguém.

Quase sempre os grandes novos produtos que caem nas graças dos consumidores surgem de uma necessidade, e não ao contrário, pois assim tocaremos novamente no ponto principal de se produzir algo que o mercado busca e deseja, usando a técnica de ser simples e ir direto ao ponto específico da necessidade.

 


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Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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