Mídia social é relacionamento, conversa, é a cara mais leve da empresa, na linguagem do público e para conquistar o público. Mas também é posicionamento, é imagem.
Marca de roupa, de artigo esportivo, de comida em geral, já traz no princípio uma facilidade de abordar os assuntos de uma forma mais bem humorada, principalmente se a marca tiver uma cara “moderna”.
Quando se está a frente de um perfil de marca institucional e sobretudo quando é uma marca mais séria, como instituições públicas e empresas com perfil mais conservador, sempre fica mais difícil ter essa linguagem leve e ousar. Depende do público, depende do jeito que é feito e claro, nós sabemos que também depende da chefia.
Mas um trabalho que busca excelência precisa estar permeado de desafios e testes. E a página da Prefeitura de Curitiba no Facebook impressionou pela forma diferente de abordar as questões públicas e envolver o público. E pelo grande sucesso, em todo país, não só em Curitiba. Os perfis do Twitter e outros canais também repercutiram positivamente.
É um case brasileiro que serve para inspirar todo mundo que trabalha com social media, no sentido de humanizar a marca, de adequar as informações a uma linguagem de rede social.
Muitas prefeituras se animaram e andam fazendo ações parecidas, descontraindo em suas postagens e inspirando-se nesse case bem sucedido.
Questionados sobre exemplos de cases de sucesso em social media, nossos profissionais costumam indicar sempre cases internacionais. Mas a página da “Prefs”, ao lado do pingüim do Ponto Frio, por exemplo, são grandes cases totalmente nacionais! É preciso conhecer essas e outras iniciativas.
O casamento da Prefs
Já conhecida na internet pela linguagem descolada e pela forte interação, a Prefeitura de Curitiba recusou os convites de casamento que recebe com as declarações amorosas de seus curtidores.
Mas um dos pedidos era da Prefeitura do Rio de Janeiro. Naná Coutinho, a social media à frente da prefeitura carioca, disse ver na “paquera” um jeito divertido de interagir.
Para além de provocar mais impressões com essa interação, as prefeituras saíram do lugar comum – afinal, não é a primeira vez que marcas interagem – e resolveram promover uma ação social com a empolgação do público e depois da hashtag #AceitaPrefs.
O casamento teve noivado e lista de presentes da #ListadaNoiva. O casamento foi chamado de “Casamento Vermelho” (uma inspiração de Game of Trones). A cor é porque nesse dia, os fãs foram convidados a participar da doação de sangue. Teve presente, teve até prefeitura querendo ser madrinha e convidando para a doação de sangue no seu próprio município.
Marcel Bely, uma das oito pessoas na equipe da Prefeitura de Curitiba, declarou que a ação do casamento só seria levada adiante caso fosse bom para todo mundo. “Até que eu tive a ideia de fazer uma ação social nas suas cidades e assim selar o casamento”, explicou.
Muitas empresas também quiseram aproveitar a ação para ganhar divulgação e fazer sua ação de responsabilidade social. Na lista de presente teve doação de livros para escolas, empregos para pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social, ação de resgate para mulheres vítimas de violência, picolés para quem trabalha no sol, plantio de árvores, etc, muitas empresas quiseram participar.
O Hemobanco afirmou que as doações de sangue no dia marcado ultrapassaram a capacidade diária. Todos os pontos de doação receberam um excedente de pessoas, muito além do que normalmente recebem. Ou seja, para resumir, a ação deu super certo.
A equipe da Prefeitura de Curitiba explica que normalmente conseguir doações assim levaria muito mais tempo, mas nesse caso houve uma ágil parceria entre as prefeituras e empresas. Coisas da internet.
UPDATE
A Prefs fez uma postagem anunciando casamento coletivo com uma imagem que representava casais héteros e gays.
Recebeu elogios e protestos e parece que a bancada evangélica dos vereadores ficou muito incomodada com a imagem. A equipe decidiu apagar a postagem e fez um segundo post explicando porque.
Mas os protestos foram tantos e a própria equipe, incomodada com a decisão, voltou atrás e publicou a imagem novamente. Dessa vez, assinaram a postagem.
Por aqui, a gente bate palma para a euipe da Prefs. Não é fácil comandar um perfil com tanta gente dando pitaco e principalmente de um órgão público, tendo que administrar as questões desse público e dos dirigentes da cidade. Fez muito bem a equipe, no entanto, de recolocar a imagem e trabalhar com transparência e sinceridade com seu público.
E aí, que case inspira você a trabalhar melhor com marketing?
— Comentários 2
Excelente artigo, parabéns! :o)
Muito bom! Cases nacionais como esse, merecem a repercussão que têm… Abs.