Nova Escola de Marketing
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Branded Content

Entenda o que significa a melhor estratégia de marketing a longo prazo: criar conteúdo que representa a marca

A internet trouxe a experiência do usuário para dentro da mídia, onde qualquer pessoa pode produzir e compartilhar conteúdos.

O usuário agora é totalmente controlador de sua experiência online, selecionando os conteúdos e rejeitando propagandas puras com o intuito somente de venda, sem nenhum benefício pessoal.

Com o usuário no topo da cadeia alimentar, ou seja, à frente das suas experiências, não é mais possível simplesmente interrompê-lo com mensagens que ele não está disposto a ouvir.

A decisão de compra e o Branded Content

Com o poder de selecionar conteúdos, ler e acessar o que quiser, no momento em que quiser, que consumidor aceitaria ser obrigado deliberadamente a assistir/ouvir/ler uma propaganda interrompendo sua experiência com o conteúdo?

É aqui que entra a produção de conteúdo por parte das empresas.

Branded Content é quando o próprio conteúdo é promovido de alguma forma pela marca.

A marca produz conteúdo útil ou divertido e o liga a sua proposta de identidade.

A expressão mais completa para o conceito em português é Marketing de Conteúdo, que vem falar sobre oferecer informações úteis ao usuário – que não tem necessariamente a ver com a marca – e ser procurado por ele, tornando-se uma referência no assunto. A diferença sutil entre os dois termos é a associação com a marca.  O Branded Content pressupõe a produção de conteúdo pela própria marca, ou seja, ela detém o processo criativo, o conteúdo só existe porque a marca o produz. Não é patrocínio. É relacionamento com o consumidor, com conteúdo associado à marca.

Com o Branded Content as empresas se tornam proprietárias do conteúdo, ao invés de precisarem alugar espaço em uma mídia tradicional.

“Anunciar é o que você faz quando não consegue conversar com alguém.”
Fairfax Cone

Apesar disso, o conteúdo não pode ser manipulado para favorecer a empresa ou o produto, porque o consumidor perceberá rapidamente que está sendo enganado.

Série de Vídeos sobre Branded Content

 

 

 

O papel do conteúdo

Com os blogs, mídias sociais, buscadores e a diversidade de formas de acessar a internet, a possibilidade de escolhas infinitas traz destaque para quem souber fazer conteúdo, oferecendo a informação que o usuário procura.

Fazer com que seu público identifique seu conteúdo dentro deste cenário de excesso de informação disponível e tantas distrações é a chave para ser uma referência sempre lembrada.

Antigamente, antes de realizar uma compra, o consumidor consultava pessoas de confiança. Hoje em dia, a primeira reação das pessoas é pesquisar na Internet o que outras pessoas falam sobre esse produto.

Isso significa que uma empresa precisa estar preparada para ser encontrada e oferecer conteúdo relevante para esse usuário, passando uma boa imagem e estabelecendo uma relação de confiança.

Não é pura propaganda. O foco é associar produto/marca a um conceito, de acordo com o posicionamento da empresa. Por exemplo, uma empresa que vende móveis para escritório e tem como posicionamento de marca o foco em ergonomia. Em seus conteúdos, é possível associar os valores de saúde, conforto, praticidade, etc.

Enfim, Branded Content é uma estratégia de construção e consolidação de imagem com base na produção de conteúdo, para resolver problemas dos potenciais clientes e se tornar uma autoridade no tema.

Essa produção pode ser realizada através de vídeos, fotos, infográficos, textos, tweetes, e-books, e-mails, aplicativos, pesquisas, slides, etc. O segredo é descobrir o tipo de conteúdo que funciona para o público alvo da empresa.

O Branded Content intensifica a experiência do consumidor com a marca, aumentado sua presença em sua mente. Não é uma ação pontual que causa um aumento brusco nas vendas, que cai imediatamente quando a ação acaba, mas uma estratégia de longo prazo para o crescimento da marca.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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