Marketing de Conteúdo, por que investir nele?

Não é segredo para nenhum profissional de Marketing Digital (ou não deveria ser) a importância de uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo para a sua empresa ou para os seus clientes.

É importantíssimo a produção de conteúdo que seja relevante, que seja útil para o seu público-alvo, para que este possa se identificar com os valores da sua marca. Essa identificação com a sua estratégia de conteúdo também vai guiar o consumidor em todo processo de compra, o atraindo de maneira natural e espontânea.

Dentro do Marketing, isto é o que chamamos de posicionamento da marca, onde é criada uma imagem ou identidade para uma marca/empresa. É claro que o posicionamento é o resultado de diversas estratégias, mas é graças ao Marketing de Conteúdo que os profissionais têm conseguido os melhores resultados nos últimos anos.

Entretanto, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia que exige uma constância das marcas. Uma empresa não vai conseguir atrair e reter o seu público escrevendo um único artigo ou post. Um blog de uma marca, por exemplo, deve ser alimentado quase diariamente com conteúdo interessante e útil para que os seus seguidores o visitem regularmente e o indique aos amigos e familiares.

Portanto, é primordial publicar uma quantidade considerável de conteúdo, especialmente direcionado aos visitantes do topo do funil de vendas. O monitoramento das interações desses seguidores nas redes sociais é um indicativo importantíssimo para saber como redirecionar a sua estratégia de Marketing.

Como fazer Marketing de Conteúdo

Existem várias formas de aplicar e executar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo. Como, por exemplo:

Blog;

Vídeos;

Redes Sociais;

E-mail Marketing;

E-books;

SEO;

SEM;

Webinares;

Mesas Redondas;

E muito mais!

Novos formatos e canais de Marketing Digital surgem todos os dias na web. Entretanto, é fundamental entender com clareza os conceitos básicos antes de se aventurar por plataformas mais complexas ou novas tecnologias. Não deixe também de avaliar quais formatos irão funcionar melhor com os objetivos da sua estratégia. Não caia na tentação de sair testando tudo de uma só vez.

Afinal, Marketing de Conteúdo não é só escrever um texto em um blog ou criar um post e aguardar que as vendas do seu produto cresçam milagrosamente.  É preciso fazer um planejamento a curto, médio e longo prazos. Pensar no que escrever, quando publicar, em qual canal promover, qual formato usar, qual persona atingir e qual resultado deseja alcançar em primeiro lugar.

Com os objetivos escolhidos e as metas definidas, você pode começar a dar o pontapé inicial para a sua estratégia utilizando o Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo para as empresas B2B

Cada vez mais, empresas B2B estão apostando em Marketing de Conteúdo para atrair e cativar clientes e desenvolver uma relação de confiança para que isso se converta em futuras vendas.

De acordo com um estudo realizado recentemente pela GroupM, o total de gastos com serviços de Marketing em todo o mundo passará de US$ 1 trilhão pela primeira vez em 2017, com 29%, em média, para gastar em Marketing de Conteúdo. Além disso, 39% das empresas estão planejando aumentar seus gastos de Marketing de Conteúdo nos próximos doze meses.

Para fornecer mais uma perspectiva sobre as últimas tendências de Marketing de Conteúdo no setor B2B, a Digital Marketing Philippines produziu essa infografia. Dá uma olhada, que interessante!

Gostou do conteúdo? Então, curta e compartilhe com os seus amigos!