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A Coca-Cola e o projeto Content 2020

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

A Coca-Cola é uma marca de quase 130 anos que nesse tempo construiu um império de produtos e indústrias e uma estratégia publicitária global de excelência e está na vanguarda das novas relações entre empresas e clientes.

A empresa fez uma declaração de missão de marketing, o projeto Content 2020, em que o vice-presidente de estratégia publicitária Jonathan Mildenhall declara a nova visão da empresa para o departamento de marketing. Nos vídeos publicados,  Jonathan conta que a marca pretende aproveitar as novas oportunidades de mídia e mudar a forma de contar histórias, entregando valor e significado para a vida das pessoas, ou seja, transpirando marketing de conteúdo.

São 10 capítulos que resumidamente se referem a captar a essência da empresa e usar essa essência para criação de elementos de storytelling que interagem entre si. Histórias que não pertencem a um canal específico, participando de várias mídias e envolvendo público interno e externo de maneira emocional.  O objetivo da marca, bastante delineado, é suplicar a venda de bebida e o interesse pela marca.  Além disso, as histórias devem ser pensadas para ganhar Market Share, ou seja, expandir a experiência do cliente com a marca de modo que mesmo que o cliente já não esteja mais em contato com o produto, o consumidor estará pensando na marca. Assim, a marca pretende expandir seu relacionamento com os consumidores.

“Nossas histórias precisam mostrar comprometimento em transformar o mundo em um lugar melhor para se viver”

Segundo o próprio vídeo, a Coca-Cola já não pode mais depender de 30 segundos na TV. A estratégia de conteúdo agora é 70/20/10, ou seja, 70% do conteúdo publicado é “seguro”, ou seja, já investigado como sendo aceito pelo público, 20% do conteúdo distribuído é inovador e 10% é de alto risco. Essa é a fórmula da empresa para estimular a criatividade, continuar inovando e arriscando-se em bons cases sem perder de vista o que já traz retorno.

Se você ainda não assistiu, deveria dedicar alguns minutos para isso.

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