Nova Escola de Marketing

As regras de namoro valem para o Marketing Digital

O jogo do namoro entre empresas e marketing mudou um pouco nos últimos tempos. E nos últimos anos, começou o jogo do namoro online, não em relacionamentos online, mas na forma como os profissionais de marketing interage com o seu público potencial.

Pensando em psicologia do consumidor online, não há um padrão interessante e característico para reconhecer quando se trata de reconhecer novos visitantes e mantê-los interessados em seus sites, produtos ou serviços, por isso a analogia com o jogo do namoro. Por esse motivo, abaixo estão algumas regras que se aplicam ao marketing quando se trata de cortejar audiências.

 – Primeira impressão

Assim como no namoro e paquera, os primeiros momentos são os mais importantes – e decisivos – para construir uma imagem dentro de nossas cabeças. Na paquera isso significa usar as palavras certas e se dermos a impressão errada a pessoa nunca vai perder essa imagem.

Com o marketing digital não é diferente. A primeira impressão do site é o que faz o usuário decidir se fica ou não para olhar melhor. É ainda mais importante que na vida real, porque não se pode fazer as pazes. Em poucos segundos o visitante escapa de seus olhos e decide se não está confortável em um site, encontrando o “amor” em outro lugar.

Para fazer uma boa primeira impressão as páginas de destino têm que estar em ordem, ou seja, mostrar claramente para o visitante o que ele pode encontrar no site. A primeira tarefa do seu site é responder à pergunta que o usuário buscou ao chegar nele. Isso significa não que se o site não responder a pergunta, for muito poluído, não oferecer nada ao usuário, ele vai embora.

 – Compreenda sua motivação

Sabe aqueles namoros em que se está a procura de um amor eterno e outro apenas curtindo? No namoro é bom saber quais são as motivações do outro. O mesmo acontece quando se trata de marcas. Compreender o público é vital, especialmente se você quiser fazer essa boa primeira impressão.

Um site, ou qualquer canal de comunicação digital, não deve ser preenchido com informações que o visitante não está interessado. Comece conhecendo seu público.

 – Pare de ficar falando sobre você

Lembre-se de encontros horríveis em que você dividiu jantares e bebidas com pessoas que simplesmente não sabiam parar de falar de si mesmas. O que acontece se você estiver em uma festa com uma pessoa assim? Você não fica somente entediado da pessoa não estar interessada em você e falar somente sobre sua própria vida, como passa a desconfiar dela.

Você não acredita na história que ela está contando sobre sua vida. É bom demais para ser verdade. Deve ser uma mentira e geralmente é.

As marcas, em muitos casos, tem o mesmo discurso. Em seu site ou mídias sociais apenas falam de si o tempo todo. Como seus produtos são, quão bons são seus clientes e porque você o visitante deve comprar seus produtos. O fato de falar sobre os produtos não é o problema, mas elogiar os produtos e especialmente, com tanta frequência. Pesquisas mostram que quanto mais a marca fala sobre seu produto e quanto mais o elogia, menos as pessoas são propensas a confiar na mensagem.

 – Pensando nisso, o quê finalmente você diria?

Qual deveria ser a sua posição como marca se você não pode falar sobre si mesmo em seus próprios canais? É realmente muito simples. Como no namoro, você não quer dizer nada sobre si mesmo, você quer mostrar um pouco.

Só não exagere. Certifique-se de destacar as partes importantes, mas ser modesto sobre as outras cosias. Deixe seus visitantes descobrirem por eles mesmos. Leve-os a clicar com base nos bits de informação, faça-os curiosos por mais, mas não entregue tudo, envolva-os em emoção, faça-os implorar por mais, em vez de entregar muito sobre você.

 – Seja bom com os amigos do seu namorado(a)

Por fim, a regra mais importante do namoro, tanto na vida real quanto no marketing: seja bom com os amigos do seu par. Ou de seu público-alvo. Porque amigos são a parte mais importante da vida de alguém.

Se você negligenciar os amigos do seu par e tentar mantê-lo longe deles, mais cedo ou mais tarde alguém vai reclamar. Talvez não seja o seu novo amor a se queixar, mas os amigos primeiro. E assim que os amigos começam a reclamar, o fim está próximo. Porque afinal, as pessoas confiam mais em seus amigos.

Então porque as marcas estão esquecendo de seus amigos? Apenas a minoria das marcas percebe que os amigos daquele para quem você quer vender são igualmente ou ainda mais importantes para o destino.

 – Como conquistar seus amigos

Então como conquistar os amigos do seu público-alvo? Essa é uma pergunta difícil para as marcas, pois estão centradas em vender produtos. E em vez disso, uma marca deve fazê-los felizes para que eles falem sobre ela de uma forma positiva. Assim, não fale de si mesmo. Tente descobrir o que os faz feliz e dê-lhes isso. Faça-os sentir confortáveis e eles estarão vendendo os produtos para você.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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