O ano novo começou e você decidiu que era a hora de fazer uma aposta séria em marketing de conteúdo e começar a trabalhar essa estratégia ou começar a trabalhar para valer, preparando um planejamento real.
Afinal, depois de ouvir tanto essa expressão em 2013 – junto com “storytelling” – a marca quer pegar essa onda (e esses resultados). Investir esforços em marketing de conteúdo tornou-se uma exigência para integrar mídias sociais, campanhas offline e conteúdo de qualidade na busca pelo consumidor.
E antes de achar que marketing de conteúdo é mais do mesmo, somente um termo inventado por criativos que desejam formar uma hype – e que a empresa já faz isso nas mídias sociais – é melhor parar para analisar alguns recursos possíveis de planejamento e perceber que não é tão fácil assim. Conceda um tempo para a sua equipe testar a estratégia e depois verifique o retorno, antes de deixar para lá.
Na essência de qualquer conversa, hangouts, podcasts, vídeos, mídias sociais, postagens em blogs, tweets, chats, webinars, etc. está sempre o conteúdo. Por isso, conteúdo de qualidade combinado com uma boa estratégia de distribuição é fundamental para que o processo funcione. E isso independe do setor da empresa, não importa se é B2B ou B2C.
Não é uma campanha, é uma estratégia integrada de longo prazo que tem como objetivo conquistar e fidelizar consumidores através de conteúdo relevante.
É um erro, portanto, sair abrindo caminhos, cadastrando a sua empresa em todas as redes sociais e publicando aos quatro cantos qualquer tipo de conteúdo. Abrir conta no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram sem um planejamento para essas redes, é alcançar menos da metade do potencial dos resultados que você poderia alcançar.
É importante incluir o seguinte ponto em qualquer estratégia: alinhar conteúdo, perfis sociais e campanhas offline às metas de negócio. Desse ponto de partida saem os objetivos com o conteúdo.
Portanto, deve ser avaliado:
– Público-alvo (e preferências, personas, uma análise completa);
– Canais a serem utilizados;
– Estratégias de conteúdo: temas, distribuição, linguagem;
– Métricas a serem monitoradas e analisadas.
Obviamente que essa é uma lista muito simplificada de uma estratégia de conteúdo completa, mas é um ponto de partida para quem deseja começar a se estruturar de verdade.
Conhecer o público para saber quais assuntos interessam a ele, quais problemas sua empresa pode ajudá-lo a resolver, o que o inspira, etc., não é opcional, é fundamental para qualquer estratégia. Mas isso não é tão simples quanto na Publicidade – e até no Jornalismo – tradicional. É preciso ir mais a fundo nessa análise, que vai permear a escolha dos temas a serem abordados. Quanto melhor a análise de público, melhor pode se estruturar a estratégia. Inclua nessa análise a possibilidade da empresa estar passando por um reposicionamento de marca ou expansão para captar um novo público-alvo.
O próximo passo é definir os canais de distribuição: site, blog, quais mídias sociais e ações que serão adotadas de acordo com o público e objetivos. É importante nesse ponto escapar do senso comum de investir somente e de imediato nas redes sociais mais conhecidas, como Facebook e Instagram. Essas redes são as mais famosas e possuem mais usuários, mas podem não ser as ideais para o seu público e segmento de atuação. Existem muitas redes sociais para nichos específicos e pode ser mais vantajoso estar em uma delas conversando diretamente com o público interessado no seu tema, com mais chances de obter engajamento e visibilidade.
CALENDÁRIO EDITORIAL
Planejar um calendário editorial é mais uma etapa que não pode faltar. Ajuda no planejamento geral, economiza tempo, prepara terreno para o futuro e garante que a estratégia esteja sendo executada.
Um calendário editorial completo oferece:
– Controle das publicações e status de trabalho;
– Controle das responsabilidades da equipe;
– Torna possível centrar os temas na necessidade do público;
– Garante o foco nos objetivos estabelecidos no início;
– Prepara a estratégia a longo prazo;
– Desafoga o dia a dia e, por isso, possibilita mais tempo para a preparação do conteúdo;
– Colabora na integração de todas as mídias;
– Colabora para definir as expectativas com relação ao público;
– Cria objetivos para cada ação, integrando no todo;
– Agiliza a utilização dos recursos da empresa.
Faça o seu próprio calendário editorial:
Inclua numa planilha:
– Dias da semana em que vai publicar conteúdo;
– Público-alvo foco daquele artigo/postagem/ação;
– Título da postagem;
– Detalhes da pauta;
– Link de referência (se houver);
– Palavras-chave;
-Categoria;
– Finalidade do conteúdo (ciclo de compra);
– Multimídia (imagens, vídeos, gráficos e recursos incluídos);
– Pessoa da equipe responsável;
– Prazo
Inclua nesse modelo os detalhes de necessidades próprias das empresas e ações para melhorar o desenvolvimento do trabalho.
O próximo passo é publicar. E depois medir os resultados das publicações, assunto para outro post.
Você usa calendário editorial? Como você faz para planejar o conteúdo da empresa? Compartilhe com a gente.