Sua empresa já trabalha com as estratégias de marketing de conteúdo, mas não consegue ver uma melhora tão expressiva nos resultados? Ter uma estratégia planejada pode fazer a diferença em qualquer negócio.
Pesquisa recente do Content Marketing Institute revelou que 84% das empresas que não obtém resultados com marketing de conteúdo também não possuem uma estratégia documentada. A mesma pesquisa revelou que 66% das empresas B2B que possuem uma estratégia planejada consideram-na eficaz.
Isso significa o que todos nós já imaginávamos: adotar uma estratégia de conteúdo eficaz é planejar pautas, frequência, canais e medir resultados para reavaliar o ciclo. Uma estratégia de conteúdo de verdade não significa simplesmente produzir um monte de conteúdo, por melhor que ele seja. É preciso um roteiro para direcionar o conteúdo para metas, leads e engajamento.
Veja abaixo uma lista de dez perguntas que vão te responder por onde começar seu plano de guerra.
10 questões que permeiam uma estratégia de conteúdo eficiente
1- Qual é o seu objetivo?
Para começar, pense nos objetivos da marca como um todo. E depois, nas necessidades, problemas a serem resolvidos e portanto objetivos a serem conquistados da empresa. Desse ponto, defina os objetivos com marketing digital e conteúdo.
2 – O que você vende?
Que produtos ou serviços a empresa comercializa? E que valores agregados existem nesses produtos? Qual é imagem que a empresa deseja transmitir? Consumindo serviços dessa marca, o que os consumidores estão consumindo?
3 – O que seus clientes querem da sua empresa?
É fundamental saber o que os clientes almejam quando adquirem seus produtos. E também o que almejam de forma geral. Conheça suas questões, desafios, necessidades, problemas. Somente assim será possível melhorar os serviços da empresa direcionando para excelência e produzir um conteúdo que seja realmente relevante para esse público. Porque o conteúdo precisa ser bom para o público que o consome.
4 – Qual a sua história?
Qual a mensagem da empresa? A essência? O porquê do negócio existir? Seria como uma missão, dita de forma convincente e objetiva, mas que pode nortear toda uma relação com o mercado e público.
5 – O que você tem para dizer?
Concentre-se no ponto chave em que seus objetivos se cruzam com as necessidades do público e decida quais os tópicos em que a empresa irá concentrar o conteúdo no próximo ano.
6 – Qual é o tipo de conteúdo necessário para sua marca em cada etapa do processo de venda?
Estabeleça os requisitos do conteúdo para o público em cada etapa do funil de compra, educando o público, preparando-o para o momento em que estiver pronto para realizar a compra, na hora da compra e depois da compra realizada, com fidelização, relacionamento, etc.
7 – Como você irá distribuir?
Que métodos, canais e formatos se encaixam melhor para compartilhar conteúdo com o seu target? Essa análise deve ser criteriosa e fugir somente das redes sociais da moda, por exemplo, considerando outras redes que atuam no nicho de mercado da empresa.
8 – Como sua marca será encontrada através da pesquisa?
Hoje a primeira coisa que os consumidores fazem é pesquisar sobre um produto ou marca na internet. Quais as referências da sua marca que serão encontradas? Rastreie comentários, resenhas, avaliações, reclamações (atenção para sites do tipo Reclame Aqui). Como o público percebe a sua presença na rede? Investigue suas oportunidades e ataque.
9 – Como você vai fazer isso acontecer?
Decididos os objetivos, canais de distribuição e tipos de conteúdo, como você vai fazer isso? Esse é o momento do cronograma, o planejamento em si da atuação da estratégia de conteúdo. Calendário editorial, Planejamento de atividades, ferramentas a serem usadas para a mensuração e divisão de responsabilidades no departamento são algumas coisas a decidir.
10 – Como você vai mensurar?
Essa é uma parte muito importante para atuar na avaliação do que foi realizado e no planejamento das ações futuras. Metas e a medição dos resultados em tempo real.
Obviamente, a estratégia de conteúdo leva um tempo para dar resultado.
Documente a estratégia “na parede”, ou de qualquer forma que ajude a manter o foco nas ações planejadas. Embora exista algum imprevisto positivo e necessário (para aproveitar hypes, por exemplo), ter um plano dá certo.
Agora você já sabe por onde começar. Não é tão fácil como parece, mas se bem executada, a estratégia de conteúdo traz muito retorno. Encontre nesse site mais informações sobre o assunto.
Adaptado de: Valuable Content