Um evento do porte da Copa do Mundo conta com patrocinadores gigantes e uma operação publicitária extra para aproveitar a exposição. Todas as marcas patrocinadoras utilizam no Brasil o discurso óbvio de que nossa seleção seria ganhadora, invocando força, garra, união, patriotismo, etc.
Mas o que fazer em caso de uma grande derrota?
A possibilidade de derrota com toda certeza entra no briefing publicitário, é um grande risco que se corre. Mas e quando a derrota é vexatória, com um 7×1 que ninguém esperava?
O risco era o de inflar haters e manchar o bom resultado obtido no restante do campeonato. Ao mesmo tempo, era importante se posicionar, porque o conteúdo de todas as propagandas era emocional, então era importante demonstrar sentimento também na hora da derrota.
As marcas demoraram, como alguns torcedores perplexos, a reagir depois do jogo. 24 horas após a partida a maioria das marcas não havia se posicionado. A Sadia foi uma das únicas. A campanha original mostrava a torcida infantil com o mote #JogaParaMim e foi substituída pelo Seleção #tamojuntinho, no dia 09/07.
A Nestlé fez uma postagem no Facebook: “Brasil, faz bem estar juntos. Seja qual for o placar”
O Itaú declarou no Twitter: “A dor é grande, mas o orgulho de ser brasileiro é maior. Estamos juntos, Brasil”. As propagandas institucionais voltaram e acabou o uso de #issomudaojogo.
Uma das melhores frases foi da Hyundai.
Veja outras reações.
A Nike se manifestou logo depois.
Mas no dia 13/07 divulgou o vídeo a seguir, com a frase O Amanhã Começa Agora, continuando a ideia anterior de Ouse Ser Brasileiro.
No dia 11/07 saiu o vídeo da Coca-Cola. Deixamos a reação da Coca-Cola por último por dois motivos: havia uma operação de guerra, com uma sede com profissionais só para a Copa do Mundo e bem, foi uma das melhores reações na nossa opinião. Storytelling e Branded Content, acompanhe:
E você, o que achou? Viu outras reações bacanas? Deixe seus comentários para gente!