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Inbound Marketing e a nova forma do consumidor comprar

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Inbound Marketing ou Novo Marketing é uma filosofia, um movimento, um conceito, uma metodologia, uma nova forma de fazer marketing digital baseado em criar conteúdo certo para atrair um cliente qualificado no momento certo através do funil de vendas (atração, conversão, relacionamento, venda e análise).

É um novo jeito de atrair o consumidor diferente daquele feito há uma década, isso porque a maioria das decisões de compras realizadas hoje em dia começa na pesquisa e até mesmo na aquisição pela internet. A partir daí, as empresas sentiram a necessidade de reavaliar a formar de como abordar o cliente.

As empresas que souberem aproveitar essa técnica e produzir o melhor conteúdo, disseminar informação por meio de formas variadas e, por consequência, atrair mais público, vão conseguir fechar mais negócios e consolidar a sua marca.

O Inbound Marketing é o marketing de atração que tem por objetivo atrair potenciais clientes, suprir as suas necessidades e conduzir na conversão que o empreendedor tanto deseja.

O novo comportamento do cliente mudou de consumer para prosumer, ou seja, o cliente agora pesquisa, se informa, é proativo, vai atrás daquilo que deseja consumir, como determinado serviço ou produto.

E o Inbound Marketing trabalha na ideia de compartilhar e criar um conteúdo de qualidade direcionado para o nicho de mercado selecionado, que se utiliza de táticas de marketing online para ganhar o interesse das pessoas para alcançar resultados efetivos.

O antigo Marketing ou Outbound Marketing é qualquer técnica ou tática que apenas empurra algum produto ou serviço para o cliente.

Alguns dados são muito importantes para os empreendedores que desejam trabalhar o Inbound Marketing em seus negócios:

– 58% das empresas brasileiras já utilizam dessa técnica;
-Empreendedores que usam blogs conseguem 97% mais links que apontam para o seu site;
– O ROI (retorno sobre investimento) médio produzido por meio das táticas de inbound marketing é de 275%;
– O gasto com Inbound Marketing é mais barato em 62% do que o Outbound.

O objetivo do Inbound Marketing é não atrapalhar o que as pessoas estão procurando em seu dia a dia, mas sim disponibilizar o que elas procuram no momento correto.

O Inbound Marketing mantém a efetividade alta porque:

– Identifica algum tipo de necessidade específica do consumidor que está procurando em diversos canais online;
-Oferece as melhores soluções para as demandas solicitadas;
– Apresenta serviços ou produtos como a solução ideal.

Etapas do Inbound Marketing

ATRAÇÃO: O primeiro passo para atrair o consumidor é oferecer conteúdo qualificado e direcionado para o público-alvo. O conteúdo precisa oferecer muito além do que somente um serviço ou produto. É preciso oferecer solução a uma necessidade.

CONVERSÃO: No segundo momento, o empreendedor precisa manter o relacionamento com esse cliente por meio de uma oferta de conteúdo exclusivo, um produto gratuito, ou qualquer tipo de atração, por meio da coleta de dados que, geralmente, é feita por uma landingpage (página de conversão).

RELACIONAMENTO: Após obter os dados básicos do cliente com a página de conversão como e-mail, telefone, gênero, local e outras informações básicas, é possível criar conteúdo mais específico para cada determinado tipo de consumidor. É muito importante nutrir esse lead (potencial cliente), ganhar a sua credibilidade, engajar até que ele (ela) esteja preparado para comprar.

VENDA: Chegou ao final do funil de vendas e você conseguiu convencer o seu cliente a comprar o seu serviço ou produto. Aqui, éo momento de oferecer as oportunidades de venda e fazer a conversão final.

ANÁLISE: Após a efetivação da venda, é preciso avaliar como ocorreu todas as etapas anteriores para ver se tudo ocorreu bem, se houve algum entrave em algumas das etapas e onde o processo pode melhorar e otimizar cada vez mais as taxas de conversão.

O Inbound Marketing é uma das principais respostas do novo comportamento do consumidor que antes de comprar procura indicação nas redes sociais, compara valores, observa se há reclamações e elogios em sites de buscas como Google, Bing, Yahoo, entre outros.

Pequenas, médias empresas, empreendedores digitais e profissionais de marketing começaram a usar essa tática do marketing para fazer frente às grandes empresas.

O Inbound Marketing é uma espécie de namoro com o cliente: primeiro há o flerte, depois várias conversas, em seguida troca de mensagens, um telefonema, um encontro, dois encontros e, no momento certo, o pedido de namoro é feito.

A tendência é que todas as empresas passem a utilizar essa estratégia para conquistar cada vez mais clientes e aumentar a capacidade de atingir o sucesso.

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