Categorias
Marketing

Como fazer a carta de apresentação da empresa

O velho ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica” é muito válido quando o assunto é conseguir novos clientes no mundo dos negócios. A carta de apresentação de uma empresa funciona como o cartão de visitas da companhia e, por isso, é uma importante ferramenta que dá o primeiro passo para […]

Categorias
Marketing

Balanced Scorecard: conheça a melhor ferramenta de avaliação dos resultados empresariais

Foi na década de 1990, nos Estados Unidos, que surgiu a insatisfação de pesquisadores, gestores e estudiosos da área do marketing com a até então atual forma de avaliação de desempenho. As empresas possuíam um sistema padrão, baseado apenas em números, que tentava traduzir a qualidade das ações em dados financeiros. Porém, o mecanismo de […]

Categorias
Marketing

A Pirâmide de Maslow: conheça os fundamentos da teoria motivacional e descubra a hierarquia das necessidades humanas

A motivação, combustível que move o homem para a realização dos objetivos e metas pessoais, deveria estar em primeiro lugar na vida humana. O sentimento é responsável pela persistência que permite ao homem alcançar o estado desejável. Se essa motivação for utilizada para lutar pela realização pessoal, pode se tornar uma poderosa arma do sucesso. […]

Categorias
Marketing

O poder da persuasão para o aumento de vendas

Alcançar o sucesso no mundo dos negócios é uma árdua tarefa que exige muita dedicação e disposição para aprender mais e aprimorar as habilidades de venda. Há muitas técnicas de venda que trabalham com as etapas e permitem um aumento das chances de obter o sucesso. Entretanto, nenhuma dessas técnicas pode dar 100% de garantia […]

Categorias
Marketing

Marketing Empresarial: entenda as ferramentas necessárias para o sucesso do negócio

Falar em marketing dentro de uma empresa é tentar resumir em uma palavra um conjunto de ações específicas e variadas que visam impulsionar o negócio no mercado. O marketing empresarial possui longas décadas de história e passou por diversas fases no século 20. Contudo, o assunto nunca foi tão necessário e fundamental como é no […]

Categorias
Marketing

Mensagens subliminares: o poder de persuasão subconsciente

Gravar uma imagem, um comando sonoro ou fazer uma associação indireta são os principais objetivos das mensagens subliminares. Esse recurso é utilizado de uma forma tão discreta que a mente consciente não consegue perceber, porém, o subconsciente absorve a mensagem em questão e muitos acreditam que esse efeito pode influenciar o poder de decisão dos […]

Categorias
Marketing

Posicionamento: o segredo do sucesso em Marketing

Segundo Philip Kotler, posicionamento de mercado é “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”. Em termos práticos, o posicionamento pode ser obtido a partir da fórmula: Segmentação + Diferenciação = Posicionamento. Logo, a análise do posicionamento é indispensável para […]

Categorias
Marketing

Estratégias de Porter: diferenciação, preço e segmentação

Michael Eugene Porter é professor da renomada Universidade de Harvard e diretor do ranking de competitividade das Nações do Fórum Econômico Mundial. Porter é o maior estudioso sobre o tema de Estratégias Competitivas e as descreve como “ações defensivas e ofensivas de uma companhia, com o fim de criar uma oposição sustentável no segmento, com […]

Categorias
Marketing

Posicionamento de mercado: conceito fundamental de Marketing

Segundo Philip Kotler, posicionamento de mercado é “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”. Em termos práticos, o posicionamento pode ser obtido a partir da fórmula: Segmentação + Diferenciação = Posicionamento. Logo, a análise do posicionamento é indispensável para […]