Categorias

Quais as diferenças entre profissional especialista e generalista no marketing digital?

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Você sabe as diferenças entre o profissional especialista e generalista no marketing digital? 

Quando se inicia na área do marketing digital, é comum as pessoas terem dúvida se deverão se especializar em uma área, ou se deverão ter um conhecimento amplo, sobre os mais variados setores que estão sob o guarda-chuva do marketing digital.

Isso deve-se principalmente pelas oportunidades que o mercado oferece, bem como as possibilidades de ganho. Afinal, ser especialista em determinada área pode ser bom em termos de oferta de emprego. Em contrapartida, ser generalista pode proporcionar melhores salários e possibilidade de crescimento na carreira.

Carreira no marketing digital

Escolher uma carreira é um processo assustador. Você deve encontrar algo que ame, ao mesmo tempo em que considera coisas como estabilidade a longo prazo e apoio ao estilo de vida geral que deseja.

Uma carreira em marketing digital não é necessariamente o emprego dos sonhos que a maioria das pessoas aspira enquanto está na escola. Mas quando você considerar as oportunidades nesse campo dinâmico, verá que as perspectivas para uma carreira em marketing digital não são nada além de positivas e continuarão sendo em 2022, 2023, 2024 e assim por diante.

Uma das razões pelas quais uma carreira em marketing digital é tão empolgante é porque o campo está em constante evolução à medida que diferentes plataformas são introduzidas. 

Um gestor de marketing digital é responsável por avaliar as tendências e selecionar quais delas são as mais interessantes para aplicar nas suas estratégias de conteúdo. Isso engloba mudanças no algoritmo de redes sociais, novos formatos e atualizações dos motores de busca.

E dentro disso, surgem duas vertentes: profissional especialista e generalista em marketing digital, cada um com uma função extremamente importante dentro desse cenário.

O que é o profissional generalista no marketing digital?

O profissional generalista é aquele que tem experiência dentro da área de marketing. E isso envolve não apenas o tempo que ele atua em marketing, mas também pela quantidade de áreas que já passou. 

Ou seja, o que ele já vivenciou no marketing, que atividades já desenvolveu ao longo dos anos, pelas pessoas com quem já trabalhou e qual conhecimento prático ele adquiriu ao longo dos anos. 

É um profissional com uma visão macro do marketing digital, que teria a capacidade de desempenhar qualquer função, mas sem se destacar exclusivamente em uma. É por isso que o consideramos como um profissional generalista no marketing digital.

Leia também::: Vagas no marketing digital: 7 áreas com alta demanda

E o profissional especialista em marketing digital?

Por sua vez, o profissional especialista em marketing digital é aquele que pode ter uma bagagem de anos na área, mas se tornou especialista em uma única área.  

Pode ser especialista em SEO, em tráfego, em copy, redes sociais, mas que não domina outras áreas, por nunca ter vivenciado.

Em vez disso, preferiu se especializar em um dos campos do marketing digital, estudando, fazendo cursos, se aperfeiçoando cada vez mais naquele campo. 

Vantagens e desvantagens em ser um profissional especialista e generalista no marketing

Conseguiu compreender as diferenças entre um profissional especialista e generalista no marketing digital? Basicamente, o generalista entende de todos as áreas, mas tem uma visão rasa de cada uma. Em contrapartida, o especialista não conhece as demais áreas, mas é expert na área que escolheu.

Cada uma dessas funções possuem suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, o generalista pode se tornar um grande gestor de equipes no marketing digital, podendo liderar. 

Saberá delegar aos especialistas o que deve ser feito, mas precisará confiar também que a tarefa seja executada, sabendo ao menos acompanhar as métricas para determinar se os objetivos estão sendo alcançados.

Como generalista, ele também terá a capacidade de ganhar mais, já que será um gestor de equipes, responsável por liderar e apresentar resultados.

Por sua vez, o profissional especialista tem como vantagem mais oportunidades de mercado e, quanto mais expert for na área, melhor poderá ser seu salário.

Em contrapartida, não terá uma visão geral do marketing digital, focando apenas nos resultados da sua área, e não tendo uma visão macro do que está sendo feito.

Além disso, se a empresa que ele trabalhar ou atender não tiver uma estratégia de marketing, caberá ao especialista desenvolver este planejamento, mesmo que não tenha o conhecimento macro sobre o tema.

Leia também::: Como mostrar valor no seu serviço e receber mais por ele?

Profissional especialista ou generalista no marketing?

E aí? Conseguiu entender as diferenças entre profissional especialista ou generalista no marketing? E qual acha que se enquadra melhor no seu perfil?

Ser um profissional especialista pode ser um grande diferencial dentro de uma área que tenha muitas oportunidades. Em contrapartida, se a sua área de atuação for bastante restrita, pode ter dificuldades em conseguir trabalho.

Também como especialista poderá ser exigido que ele desempenhe funções além daquelas que domina, como mencionamos acima. Assim terá que buscar outros conhecimentos, vindo a se tornar um generalista no marketing digital.

Uma das formas de se tornar generalista mais rapidamente é compreendendo o marketing em 360º, como ensinamos no nosso curso “Essencial de Marketing Digital”. 

Nele oferecemos um treinamento profissional completo, onde você irá aprender as 7 grandes áreas do Marketing Digital para se tornar um Analista ou um Consultor de Marketing Digital dentro de 6 meses.

Por fim, esperamos que tenha compreendido as diferenças entre profissional especialista e generalista no marketing digital e, para aprofundar mais seu conhecimento, confira o vídeo que o Maurício Zane fez sobre o assunto para o nosso canal do Youtube e que está logo abaixo. 

E já nos siga também por lá, para acompanhar tudo o que há de novo no marketing digital e como se tornar um profissional de referência na área!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🤘MARKETING RAÍZ!

Receba o resumo da semana de Marketing Digital toda sexta-feira no seu e-mail!

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. Ao informar meus dados, eu também concordo com a Política de privacidade. Você pode parar a qualquer momento.