Comunicação

Como anda o planejamento da sua comunicação?

Essencial de Marketing Digital

Marcas são os grandes ativos de uma empresa, entretanto, precisa, para se destacar, ser vista como diferencial na vida daquelas pessoas que, os seus produtos e serviços, são oferecidos. É muito difícil, mas existe, uma marca que atende a todos os públicos e gostos. A Coca-Cola, é considerada, uma das marcas mais sociáveis do mundo, não à toa, O relatório Brand Footprint, da Kantar, mostra que ela é a marca mais escolhida no mundo pela sétima vez seguida. Globalmente, o público optou pela empresa mais de 5,9 milhões de vezes em 2018. Outra gigante, a Apple, que em 2018 chegou a marca de 1 trilhão de dólares em valor de marca, não é tão sociável, uma vez, que ela é uma marca que oferece produtos para um determinado perfil de público e classe social. A Apple faz como 99% das marcas fazem: segmenta mercado. A Coca-Cola com suas linhas de chá, sucos e bebidas sem açúcar tem um posicionamento para perfis de consumo específicos, segmenta, mas o seu carro-chefe é um produto sociável e que todos tem acesso a um valor baixo.

Um dos diferenciais de uma marca é o seu poder de comunicação com extrema qualidade e relevância para esses perfil de consumo específicos. Marcas precisam ser assertiva na comunicação! Os gestores precisam se ater, primeiro ao que marca oferece, para depois entender o publico que ela precisa atingir. Isso em mente, se torna possível criar a conexão emocional entre as partes. Definido esses três pontos, é que cria a campanha e as narrativas das mensagens. O problema é que, hoje, a maioria das marcas não pensa dessa forma, basta ver as comunicações nas Redes Sociais, para mim, o local onde podemos ver como isso é evidente: post pelo post. Apenas isso. Alguém inventou que precisa fazer 3 posts por dia, acreditaram, outro disse 1 por dia, seguem essa linha. A quantidade é o que menos importa. A qualidade deve ser o diferencial.

Não existe mais barreiras!

A comunicação não é nem online e nem offline, ela é comunicação. As pessoas não querem saber se a marca vai se comunicar com ela pelo Facebook, Instagram, Revista Exame, SBT ou Rádio Bandeirantes! As pessoas querem ser ouvidas pelas marcas e que essas tirem suas dúvidas e resolvam seus problemas! O que mais vemos nas Redes Sociais são pessoas comentando posts sobre dúvidas e problemas e o que menos vemos são as marcas com respostas concretas que realmente façam sentido.

No fim do dia, as marcas querem vender e as pessoas comprar. Desde que o varejo surgiu, funciona assim, mas em um mercado onde cada vez mais produto é commodity marcas e comunicação que fazem o famoso “mais do mesmo” não tem relevância e perdem vendas. Vão vender, claro, mas pode ter certeza que uma empresa que faz algo diferente no universo digital venderá mais! O Habib’s, que vende esfirra por centavos, está entrando na onda do Omnichannel e vendo suas vendas aumentarem porque estão trabalhando a redução em segundos do tempo de espera: melhorando experiência!

Como planejar?

O primeiro passo para um bom planejamento de comunicação é saber qual o seu objetivo, ou seja, o que você quer que as pessoas entendam da sua marca: Quais diferenciais você pode apostar? Objetivo de comunicação usa atributos e diferenciais de marca para criar a conexão emocional. Marketing vende. Comunicação conquista.

O segundo passo é entender mercado, concorrência e tendências de comportamento e tecnologia. A General Motors anunciou que até 2030 para de fabricar carros. AirBnb vale mais que qualquer cadeia de hotéis no mundo. Algo está mudando, concorda?

Estudar como a concorrência se comunica, se posiciona e vende é o terceiro pilar de um bom planejamento. Não basta mostrar quantos seguidores tem, mas como ela se comunica em todos os canais.

Como quarto pilar é preciso ter o pensamento estratégico de como fazer o consumidor atingir a meta da empresa em vendas e conhecimento de marca, para isso, entra o quinto pilar, o tático, exatamente ligado ao quarto, onde entra o entregável, ou seja, o site, a régua de relacionamento de email marketing ou post no instagram. A diferença entre estratégia e tático é: estratégia é o pensamento e o tático é a execução.

Por fim, estabeleça metas para tudo e as métricas, a mensuração de resultados. Esse é um passo a ser feito dia a dia, pois deve, sem dúvida, mudar os rumos, para melhor, do planejamento e corrigir rotas de acordo com acontecimentos.

Felipe Morais

Felipe Morais

Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Somos Educação) e Transformação Digital. Como a inovação digital põe ajudar seus negócios nos próximos anos (Ed. Somos Educação). Professor da ESPM, Universidade Metodista SP, Senac, Faculdade Belas Artes e USP. Sócio-Diretor da FM CONSULTORIA, membro do comitê de marketing da Planet Girls e Adriana Restum Store.

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